Mundo A Sorrir atinge a maioridade
“Infelizmente estamos a atravessar momentos difíceis no nosso país e os pedidos de ajuda não param de aumentar de dia para a dia e, por essa razão, tentamos reinventar-nos para ninguém ficar à margem da sociedade e sem uma resposta”
Mariana Dolores, Presidente da Mundo A Sorrir
A história da Mundo A Sorrir (MAS) começou há 18 anos, após uma missão de um grupo de jovens recém-licenciados em medicina dentária, na Ilha do Fogo em Cabo Verde. A falta de acesso a cuidados de saúde oral, a ausência de recursos humanos e materiais e a inexistência de capacitação contínua no setor levaram à fundação da organização, que passou a ser movida pela sua missão de promover a saúde e a saúde oral como um direito universal.
Em Portugal, menos de um terço dos portugueses tem dentição completa e 28,5% tem falta de seis ou mais dentes. 65,2% dos menores de seis anos nunca visitam o dentista, revelou o Barómetro da Saúde Oral 2022, promovido pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). O trabalho desenvolvido pela Mundo A Sorrir em Portugal tem crescido significativamente, sendo distinguido pelos seus projetos pioneiros e inovadores. Expandiu-se a atuação a outras cidades do país, a novos públicos-alvo, criaram-se respostas sociais e novas temáticas foram abordadas.
O 18º aniversário da Mundo A Sorrir foi celebrado através de um jantar solidário que teve lugar na Fundação Cupertino Miranda, no Porto. A iniciativa reuniu 150 pessoas, entre elas colaboradores, voluntários, associados, parceiros e amigos da organização.
Pode ler o artigo na íntegra na revista LabPro 52.
25 Outubro, 2023
Projetos