“A presença de quem tutela a saúde foi um dos pontos altos do encontro”

Mais de 100 profissionais, das diversas regiões do país, incluindo as regiões autónomas, marcaram presença nesta sexta reunião, assim como a indústria que, pela primeira vez, participou no evento.
Para António Costa, presidente da comissão organizadora, um dos grandes destaques do evento foi a presença das várias entidades presentes com cargos de gestão na saúde: “A presença de quem tutela a saúde em Portugal foi, sem dúvida, um dos pontos altos do encontro, reforçando a ideia de que a saúde oral é uma necessidade e que os profissionais que garantem o acesso a estes cuidados são valorizados. Gostava, também, de salientar a grande união demonstrada por toda a classe e por todos os profissionais presentes, não esquecendo, naturalmente, os assistentes dentários, fundamentais no dia a dia desta prática e que marcaram presença no dia dois deste encontro, no curso para assistentes dentários”.
Relativamente aos temas debatidos, António Costa evidenciou alguns tópicos como: os sistemas informáticos, a referenciação dos utentes e as políticas de saúde oral, reforçando que as principais conclusões retiradas foram ao encontro “das recomendações do Grupo Operacional Saúde Oral 2.0: a necessidade urgente de criação de uma carreira de medicina dentária, a revisão dos sistemas informáticos e, especialmente, a criação de um Serviço de Saúde Oral”.
A reunião magna dos médicos dentistas do SNS contou, ainda, com a atribuição de prémios de melhor poster científico nas temáticas: patologia oral, com o primeiro lugar a ser entregue a Paula Coelho; rastreio de cancro oral inovador, atribuído a Inês Filipe Guerra; e o terceiro lugar atribuído ao trabalho de Isa Andreia Costa.
Outra das novidades do evento foi a atribuição do prémio jornalismo APOMED-SP, criado e pensado como uma forma de divulgação da medicina dentária, especialmente nos Serviços Públicos. A premiada foi Patrícia Mouzinho, jornalista da SIC, com a reportagem “Sorriso Amarelo”. Segundo António Costa, esta reportagem “alertou tanto a população como a classe política para a necessidade de melhorar os indicadores de saúde oral da população portuguesa”, por isso, foi premiada.
26 Dezembro, 2023
Eventos