“A medicina dentária portuguesa é das mais avançadas do mundo”
O Centro Médico de Avintes (CMA) nasceu há 25 anos, em Vila Nova de Gaia, pela mão de Nuno Sampaio. Inicialmente pensado para ser “uma policlínica, com outras valências médicas, hoje está direcionado e focado exclusivamente na medicina dentária”. Apesar das dificuldades iniciais, o projeto cresceu e superou as expectativas, tornando-se “uma aposta ganha desde o primeiro dia”.
Celebraram 25 anos de existência. O que recordam do percurso da clínica? Quais os momentos mais marcantes?
Efetivamente celebrámos em janeiro 25 anos e são muitos os momentos marcantes deste longo trajeto. Recordo com alguma nostalgia a consulta da primeira paciente no dia em que abrimos a clínica e também, com muita satisfação, o crescimento rápido do número de pacientes e o preenchimento completo da agenda ao fim de poucos meses de atividade. Infelizmente, hoje não é tão fácil para quem inicia um projeto destes.
Ao longo destes anos mais alguns momentos marcaram a nossa história, o primeiro, em 2005, quando remodelámos e ampliámos a clínica com mais um gabinete de medicina dentária. No final do quinto ano já não tínhamos capacidade de resposta ao aumento do número de pedidos de consultas. Foi nesse ano que passámos a contar com outros médicos dentistas prestadores de serviços.
Até 2012 a minha atividade era dedicada quase exclusivamente à medicina dentária generalista, mas nesse mesmo ano iniciou-se um processo de mudança, por forte influência do Dr. David Alfaiate, meu ex-aluno, nessa altura prestador de serviços na clínica, hoje um grande amigo e uma referência da cirurgia e implantologia oral em Portugal, a quem não posso deixar de agradecer publicamente por me ter “forçado” a inscrever numa formação no Brasil, e por todos os ensinamentos transmitidos ao longo destes anos. Foi por “culpa” dele que despertou em mim um grande entusiasmo pela área da implantologia e reabilitação oral, a que hoje me dedico quase em exclusivo.
A entrevista de capa faz parte da revista DentalPro 176.
10 Abril, 2024
Destaque