SMD reúne-se com a Multicare, SA Seguros de Saúde

Imagem da notícia: SMD reúne-se com a Multicare, SA Seguros de Saúde

No seguimento de anteriores reuniões no âmbito de Seguros de Saúde, nomeadamente ASF, APS, AdC, o encontro ocorreu a 11 de abril e contou com a presença de Teresa Eliseu, Alão Freitas e João Neto por parte do SMD e em representação da Multicare, José Santos (Diretor Clínico) e o Dr. Carlos Santos (Coordenador da Estomatologia/Medicina Dentária).

O SMD solicita “o esclarecimento sobre a eliminação de pequenos prestadores da sua rede convencionada e a aceitação imediata de grandes prestadores, contribuindo para um direcionamento intencional do mercado”.

Do encontro, o SMD aponta ainda os seguintes pontos de agenda:

  • A justificação de valores dos atos clínicos inferiores ao custo operacional. No caso da tabela de prótese há valores similares aos valores cobrados pelos laboratórios de prótese.
  • O esclarecimento sobre as denúncias reportadas pelos seus associados relativamente à existência de diferentes tabelas, sempre em detrimento dos pequenos prestadores.
  • A discordância sobre a criação de um plano de saúde, a Multicare Dental, criando confusão propositada com o próprio Seguro de Saúde. O SMD alerta que os próprios gestores de venda (geralmente bancários) não têm formação suficiente sobre o assunto, nem sabem a diferença.
  • O pedido sobre a livre entrada de colegas na sua rede convencionada, que assim o queiram, satisfazendo os requisitos mínimos.
  • A defesa que a solução mais correta e mais transparente seria o próprio Seguro de Saúde não estabelecer nas suas Tabelas, o valor para cada ato clínico, proporcionando injustiça. O sindicato quer que haja liberdade de escolha do Médico Dentista pelo segurado.
  • Seria estabelecido um valor por cada ato clínico a ser reembolsado e o valor restante pago diretamente na Clínica.
  • O agendamento de uma reunião institucional com a Seguradora que detém o segundo maior Seguro de Saúde de Portugal.

O SMD organizará brevemente uma cimeira, onde participarão as seguradoras que detêm os três maiores seguros de saúde e os Sindicatos dos Médicos Dentistas e dos Médicos, onde serão abordados “diversos assuntos e onde seremos intransigentes relativamente a diversos temas”, conclui o SMD.

19 Abril, 2024
Destaque

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Está a chegar o III Congresso de Gestão e Empreendedorismo

O III Congresso de Gestão e Empreendedorismo para Profissionais de Saúde é o maior evento em Portugal dedicado à gestão e empreendedorismo na área da saúde. Organizado pela Academia Negócios de Saúde, o congresso ocorrerá nos dias 4 e 5 de abril, no CNEMA, em Santarém. No painel de palestrantes estão os médicos dentistas Hugo Madeira, Pedro Costa Monteiro e Sérgio Caniço.   

Ler mais 19 Fevereiro, 2025
Destaque

CEMDA com novo curso em março

O “Curso clínico intensivo de prótese fixa”, o “bestseller” do centro de formação, está disponível num conjunto de formações certificadas pelo Centro de Estudos Medicina Dentária do Amial, Porto.

Ler mais 11 Fevereiro, 2025
Destaque

“Juntar-se à TBO é muito simples”

Quem o diz é João Sousa Martins e Henrique Lorenzo Mota, os responsáveis da TBO Central de Compras, empresa que nasceu em 2023, focada em otimizar a gestão no setor dentário. Para os responsáveis, os principais benefícios de pertencer à TBO são o acesso a melhores condições de compra, poupança de tempo na gestão de fornecedores, e redução de custos operacionais.

Ler mais 2 Janeiro, 2025
Destaque