“A mobilização de todos é fundamental”
A Escola Superior de Saúde do Porto vai acolher a 29 de junho a IV Reunião Nacional do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) e o III Odonto Summit. Vera Cláudia Castelo, presidente da comissão organizadora, refere que este evento “é para todos os profissionais” e que “a presença de todos aumenta a voz do SMD”, o que trará mais força à classe.
Que momentos diferenciadores vão acontecer na IV Reunião Nacional do SMD/III Odonto Summit?
Serão vários os momentos a salientar, nomeadamente uma mesa redonda com a presença do professor Manuel Marques Ferreira, professor João Braga e Dr. Serafim Freitas; temas científicos e assuntos que despertam preocupação na classe como radiologia, legionella, fiscalidade, regulação e legislação.
Quais são as expectativas da comissão organizadora para a realização deste duplo evento?
O estado da classe é preocupante. A mobilização de todos é fundamental. A comissão organizadora espera por todos os que possam contribuir para o melhoramento da profissão e do médico dentista. O SMD pretende que todos os colegas inscritos e não inscritos no Sindicato se unam para que juntos possamos encontrar um rumo e para que todos sejam beneficiados.
Dos temas em discussão, quais são os assuntos mais prementes para o SMD?
Sem dúvida, a regulação dos planos de saúde, a reformulação do cheque dentista, a carreira de médico dentista no SNS e a alteração da portaria 99-2024.
Na vertente científica, que novas soluções vão ser apresentadas?
Uma das novas soluções que será apresentada é a abordagem terapêutica da ozonoterapia no paciente e no profissional.
Cristina Mesquita, professora fisioterapeuta, vai estar presente, com a apresentação de “estratégias e defesas na sintomatologia músculo-esquelética”. Quão importante é para a medicina dentária interagir com outras especialidades?
O fisioterapeuta é para o médico dentista quase condição imprescindível. Nós padecemos imenso com lesões músculo-esqueléticas, algumas com gravidade, por isso esta interação é crucial para todos os profissionais.
A presença de todos os profissionais aumenta a voz do SMD. Venham, colaborem. Isto é por todos nós!
O que falta ou o que pode ser feito neste domínio?
Falta mais informação de toda a classe, sejam os mais novos com informação preventiva, sejam os mais velhos com informação preventiva e terapêutica.
Volvidos quatro anos desde a sua fundação, em que nível de atuação se apresenta o SMD nesta edição?
O SMD apresenta muito do trabalho realizado nestes últimos quatro anos e está mais confiante, porque foram ultrapassadas barreiras e o caminho vai sendo traçado já com a vantagem de alguma experiência no terreno.
Para os colegas indecisos, que proposta apresenta o SMD para que se juntem à sua luta?
A luta do Sindicato dos Médicos Dentistas é a luta de todos e por todos, e o dinamismo e força do Dr. João Neto são de saudar. Como tal, a presença de todos os profissionais aumenta a voz do SMD. Venham, colaborem. Isto é por todos nós!
27 Junho, 2024
EntrevistasEventos