Jaime Guimarães conquista prémio na categoria Implantolgia
Os Prémios DentalPro Best Dentist visam prestigiar o trabalho de excelência dos médicos dentistas portugueses com 22 galardões. Jaime Guimarães conquistou o prémio na categoria Implantologia.
“Desde a infância, sempre tive um grande interesse pela leitura e conhecimento e recordo-me da curiosidade com que explorava os livros que existiam em casa da minha avó materna, principalmente alguns sobre medicina e cirurgia, o que terá influenciado as minhas escolhas. Na altura de entrada na Faculdade, não consegui a Medicina Dentária e iniciei o curso de Ciências da Nutrição. Como a minha preferência era mesmo a Dentária, cheguei a fazer a pré-inscrição para ir fazer o curso nos Estados Unidos. Entretanto soube do projeto de abertura da CESPU que se propunha iniciar uma licenciatura privada, tendo feito logo a inscrição e frequentado o “ano zero”, isto em 1985. Fazendo um pouco de história, a licenciatura só seria aprovada em 1987, pelo que fui frequentando o curso de Nutrição, ao mesmo tempo que me envolvia em todo o processo de “luta” pelo reconhecimento da Faculdade. Pertenço, portanto, à primeira “fornada” de licenciados na CESPU, onde encontrei um grupo muito especial de colegas e docentes e onde iniciei a minha atividade académica na área da Cirurgia Oral, tendo posteriormente transitado para a Universidade Fernando Pessoa, que estava a iniciar também a licenciatura em Medicina Dentária, sempre em paralelo com a atividade clínica privada”, começa por contar Jaime Guimarães.
Foi, também, precocemente, que o médico dentista percebeu que a cirurgia era a sua área preferencial e ainda durante o curso começou a interessar-se e a colher informação sobre implantologia. Jaime Guimarães revela: “Gostaria de realçar um facto que pode não ser muito conhecido, mas em 1994 abriu, na CESPU, o Serviço de Implantologia e Reabilitação Oral (SIRO) sob a liderança do Dr Manuel Neves e que foi, tanto quanto sei, o primeiro serviço de Implantologia numa Faculdade em Portugal. Eu tive o privilégio de integrar esse serviço o que me permitiu, nesse ano de 1994, colocar o meu primeiro implante dentário. Regista-se assim a curiosidade de receber este prémio no ano em que passam 30 anos sobre o meu primeiro implante colocado e sob a orientação do Dr. Manuel Neves também, muito justamente, homenageado nesta edição dos Prémios DentalPro.
Sobre a conquista do prémio na categoria Implantologia, Jaime Guimarães mostra-se contente e agradecido. “Recebo este prémio com muita honra e gratidão, realçando que é um reflexo não apenas do meu trabalho, mas também da dedicação e empenho das várias equipas com que fui trabalhando. Agradeço também a todos os pacientes pela confiança demonstrada e não esqueço os colegas que, ao longo do tempo, serviram de referência e motivação para fazer sempre melhor!”
Por fim, o médico dentista deixa uma uma mensagem aos colegas mais novos: “Gostaria de deixar uma mensagem aos colegas mais novos, no sentido de encararem a profissão com três valores fundamentais: paixão, dedicação e empatia. Sendo fundamental o investimento na formação técnica (“hard skills”) nunca esqueçam que por trás de cada dentição está um ser humano, cada um com a sua história e que merece toda a nossa atenção. Cada vez mais tenho a convicção de que factores como a comunicação, a empatia e a capacidade de trabalho em equipa (“soft skills”) são fundamentais para o sucesso dos tratamentos”.
Descubra mais aqui.
13 Agosto, 2024
Prémios DentalPro