João Caramês vence prémio nas categorias Implantologia, Carreira e Inovação

Imagem da notícia: João Caramês vence prémio nas categorias Implantologia, Carreira e Inovação

Os Prémios DentalPro Best Dentist visam prestigiar o trabalho de excelência dos médicos dentistas portugueses com 22 galardões. João Caramês venceu nas categorias “Implantologia” e “Carreira” e o Instituto de Implantologia, coordenado por ele, arrecadou o prémio “Inovação.”

João Caramês é médico dentista, fundador do Instituto de Implantologia®, doutorado em Cirurgia Oral pela Universidade de Lisboa, especialista em Cirurgia Oral, coordenador do Departamento de Cirurgia Oral e Implantologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) e, atualmente, diretor da FMDUL. Dedicou toda a vida profissional à medicina dentária, que considera ser “uma verdadeira paixão, o que implicou sempre muita dedicação e trabalho e uma vontade grande em querer aprofundar os conhecimentos cientificos”, o que o levou até aos Estados Unidos em 1994, tornando-o pós-graduado em Reabilitação Oral e Implantologia, pela New York University, e hoje professor convidado e diretor Internacional do Centro de Educação Contínua.

“Devo confessar que ir para os Estados Unidos foi uma das decisões mais importantes na minha carreira profissional. Não só pela experiência clínica e conhecimento científico adquiridos na Universidade de Nova Iorque (EUA), mas também pela experiência empreendedora transmitida pela sociedade americana. No campo da Implantologia e Reabilitação Oral, a NYU destacou-se pela qualidade do ensino e pela presença de figuras de renome internacional na área da Implantologia, do qual destaco o Prof. Dennis Tarnow, meu mentor e hoje grande amigo. Após esta experiência formativa, as minhas principais motivações passaram a ser desenvolver o ensino da Implantologia e Cirurgia em Portugal e, desta forma, transmitir todo o conhecimento adquirido e experiências vividas nos Estados Unidos, bem como, concretizar o sonho de criar uma unidade de saúde especializada na área da medicina dentária e, desta forma, desenvolver e aplicar todo o “know-how” adquirido”, conta João Caramês.

Em 1996 fundou o Instituto de Implantologia®, com clínica em Lisboa e, mais recentemente, foi aberta uma outra unidade em
Cascais. “O Instituto de Implantologia® tem a sua génese na minha enorme determinação em criar um centro multidisciplinar de excelência, dedicado à saúde oral, mas com especial foco nas áreas da Implantologia, Reabilitação oral e estética. Desde muito cedo, comecei a perceber o impacto da saúde oral no funcionamento de outros sistemas do nosso corpo e na saúde geral do paciente, especialmente na melhoria na sua autoestima. Esta perspetiva convidou-me também a adotar uma visão holística e totalmente integradora do paciente e a considerar cada paciente como uma pessoa única, o que me levou a criar a “Carames Classification”, começa por contar João Caramês.

E explica: “Esta classificação é fruto de uma longa experiência clínica, com mais de 25 anos de prática na reabilitação do paciente desdentado total ou candidato a uma reabilitação total fixa com implantes. Este sistema de classificação considera primordial as informações clínicas oriundas do paciente como base do processo de tomada de decisão terapêutica, planeamento e ponto de partida para avaliar e classificar cada caso clínico. Todos os pacientes são únicos e necessitam de uma abordagem individual para o seu caso. Ao longo dos vários anos, sempre considerei a necessidade de uma prática profissional exigente, dedicada e centrada no paciente. Os novos desafios são cada vez mais extraordinários, pois a realidade atual faz emergir no presente e no futuro todo o potencial da tecnologia digital, no sentido de proporcionar ao paciente cada vez mais conforto, maior previsibilidade e uma menor invasividade nos tratamentos prestados. Esta perspetiva de um aperfeiçoamento clínico contínuo perante o domínio de novas técnicas, apesar de tantos anos de experiência, constitui ainda hoje um mobilizador desafio diário, partilhado com toda a excelente equipa com quem tenho a honra e orgulho de trabalhar”.

Com quase 40 anos de total dedicação à medicina dentária, João Caramês afirma que tem valido a pena, “pois tenho a consciência que todo o meu trabalho e esforço têm contribuído para a formação de muitas gerações de colegas médicos dentistas e para a saúde oral de milhares de pacientes, criando sorrisos felizes!”

Quando questionado sobre como se sente por ter recebido o Prémio DentalPro Best Dentist, o médico dentista refere que é “uma enorme honra, satisfação e um reconhecimento”, que simbolicamente partilha com toda a equipa. E acrescenta: “Ao longo da minha carreira tive o privilégio de ir colecionando alguns prémios de mérito clínico e académico. Nunca me senti melhor médico ou professor por cada prémio ganho. Não obstante, todos constituíram um estímulo afim de estar à altura de tudo o que de mim é esperado. Reconheço que o sucesso que obtenho hoje, só é possível graças a um verdadeiro trabalho de equipa. Só posso estar grato e partilhar com todos eles o sucesso alcançado”.

Descubra mais aqui.

12 Agosto, 2024
Prémios DentalPro

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Oralmed arrecada prémio na categoria Gestão

Os Prémios DentalPro Best Dentist visam prestigiar o trabalho de excelência dos médicos dentistas portugueses com 22 galardões. A Oralmed arrecadou o prémio na categoria Gestão.

Ler mais 27 Agosto, 2024
Prémios DentalPro