Criação da carreira especial de medicina dentária no SNS chumbada
Numa sessão recente na Assembleia da República, o projeto-lei para a criação da carreira especial de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi chumbado, revelou o Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD). No entanto, a notícia não é totalmente negativa, pois cinco projetos-resolução que visam a criação da referida carreira foram aprovados, tendo um deles recebido apoio unânime.
Durante as discussões, o Partido Socialista (PS) reiterou seu compromisso, conforme já havia feito numa reunião com o SMD a 5 de dezembro, de que, caso o atual Governo não implementasse a carreira especial no prazo de 120 dias, o PS comprometia-se a propor um novo projeto-lei para a sua criação após esse período.
Apesar do revés com o chumbo do projeto-lei proposto pelo Bloco de Esquerda (BE), a expectativa é de que a carreira especial de medicina dentária no SNS esteja mais próxima de se tornar realidade. A aprovação dos projetos-resolução representa um passo significativo na luta que o SMD tem travado nos últimos quatro anos. Todos os projetos aprovados foram fundamentados no Manifesto Nacional dos Médicos Dentistas, elaborado pelo SMD, e resultaram de um intenso trabalho que incluiu cerca de 40 reuniões na Assembleia da República com diversos grupos parlamentares, videoconferências, participação em jornadas parlamentares e uma manifestação nacional realizada no ano passado em frente à Assembleia.
O SMD reafirma o seu compromisso em continuar a lutar para que a carreira especial de medicina dentária no SNS seja concretizada o mais brevemente possível.
13 Dezembro, 2024
Atualidade