“A implantologia sem peri-implantite é uma realidade!”

Imagem da notícia: “A implantologia sem peri-implantite é uma realidade!”

Os estudos a longo prazo, realizados em algumas das universidades de renome da Europa, chegaram à mesma conclusão: os implantes Patent™ provaram ser o único sistema de implantes dentários que pode prevenir a peri-implantite por um longo período de tempo¹,².

Na primavera de 2024 foi apresentado em Zurique um estudo impactante com dados a longo prazo sobre a peri-implantite. Na sua opinião é mesmo possível preveni-la?

Sim, os implantes Patent™ são o primeiro sistema de implantes dentários que demonstraram através de dois estudos a longo prazo que a peri-implantite pode ser prevenida. O dado único do estudo da Dra. Sofia Karapataki, da Universidade Médica de Gratz, foi de que mesmo pacientes com fatores de risco, tais como doenças sistémicas e/ou crónicas, incluindo diabetes, periodontite e fumadores há muitos anos, não desenvolveram peri-implantite ao longo de um período de seguimento até 12 anos2. Estes resultados demonstram que, com as mais recentes técnicas, é possível eliminar a peri-implantite da prática clínica diária.

Estes resultados podem também ser conseguidos com outras tecnologias?

De acordo com S3 Guidelines da EFP de Herrera et al. (June 2023), 22% dos implantes são afetados pela peri-implantite³. Estamos a falar de um em cada cinco implantes colocados, o que indica que a peri-implantite é bastante prevalecente. Também de acordo com as guidelines, gerir a peri-implantite é desafiador, imprevisível e com significativa morbilidade. Adicionalmente, são reportados valores alarmantes de peri-mucosite, a infeção crónica que precede o aparecimento da peri-implantite. Resumindo, estes resultados não são observáveis com outras tecnologias, uma vez que não existem estudos científicos a longo prazo que mostrem resultados similares com outros sistemas de implantes dentários. É importante compreender que a peri-implantite é irreversível. O que sabemos atualmente com os sistemas de tratamento atuais, a neoformação de osso na superfície inicialmente exposta à peri-implantite nunca pode ser conseguida4,5. Por isso, o nosso foco incide na prevenção – usando um novo conceito e tecnologias.

Pode ler o artigo na íntegra na revista DentalPro 182.

  1. Brunello G, Rauch N, Becker K, Hakimi AR, Schwarz F, Becker J. Two-piece zirconia implants in the posterior mandible and maxilla: A cohort study with a follow-up period of 9  Clin Oral Implants Res. 2022 Dec;33(12):1233-1244. doi: 10.1111/clr.14005. Epub 2022 Oct 31. PMID: 36184914.
  2. Karapataki S, Vegh D, Payer M, Fahrenholz H, Antonoglou GN. Clinical Performance of Two-Piece Zirconia Dental Implants After 5 and Up to 12 Years. Int J Oral Maxillofac Implants. 2023 Dec 12;38(6):1105-1114. doi: 10.11607/jomi.10284. PMID: 38085741.

30 Abril, 2025
Entrevistas

Notícias relacionadas

Paulo Melo reeleito diretor da FMDUP

O professor catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) tomou posse, no dia 23 de julho, como diretor da instituição para o quadriénio 2026-2030.

Ler mais 28 Julho, 2026
Entrevistas

Paulo Melo sobre os 50 anos da FMDUP

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) celebrou recentemente cinco décadas de um percurso marcado pela inovação, exigência académica e ligação à comunidade. Para Paulo Melo, em entrevista à DentalPro, este momento é também uma oportunidade para projetar o futuro da especialidade.

Ler mais 15 Julho, 2026
Entrevistas