OMD não apoia petição proposta pelo SMD

Imagem da notícia: OMD não apoia petição proposta pelo SMD

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) decidiu não se associar à iniciativa proposta pelo Sindicato dos Médicos Dentistas no sentido de divulgar, junto dos seus membros, uma petição pública que visa a criação de um regime especial de antecipação da idade de acesso à pensão de velhice para médicos dentistas.

Em comunicado, no seu site a OMD esclarece a sua posição relativamente a este pedido, destacando quatro aspetos essenciais:

  • “Em primeiro lugar, a distinção de funções entre ordens e sindicatos: enquanto associação pública profissional, regulada por lei e tutelada pelo Ministério da Saúde, a Ordem dos Médicos Dentistas tem como missão principal a regulação e supervisão do exercício da medicina dentária, assegurando padrões de qualidade, ética e defesa do interesse público.
  • Em segundo lugar, a Ordem mantém independência institucional face às posições adotadas pelos sindicatos, evitando a sobreposição de competências e assegurando a autonomia da sua intervenção. Um exemplo disso foi a recente participação ativa na revisão da Lei da Proteção Radiológica, em sentido inverso à posição do Sindicato dos Médicos Dentistas, bem como a decisão de se demarcar dos pedidos de demissão da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, promovidos por esta entidade sindical.
  • Em terceiro lugar, importa referir os mecanismos próprios de intervenção adotados pela OMD, que privilegia o diálogo direto, estruturado e sustentado com os órgãos do Governo e da Assembleia da República, assegurando que as preocupações dos médicos dentistas são discutidas com as autoridades competentes. Esta opção está alinhada com a sua natureza institucional e com a responsabilidade de representar mais de 15.000 profissionais.
  • Por fim, a OMD reafirma o seu compromisso com o objetivo estratégico de ver reconhecida a medicina dentária como profissão de desgaste rápido, alcançando esse propósito com base em evidência científica e estudos de saúde ocupacional, numa abordagem que se pretende sólida, institucional e orientada para resultados duradouros, através de um diálogo estruturado com os decisores políticos”.

A Ordem dos Médicos Dentistas entendeu, assim, não se associar a esta iniciativa.

Saiba mais aqui.

27 Agosto, 2025
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Ordens da Saúde reúnem-se para debater os desafios da IA

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) participou no 3.º Encontro de Bastonários das Ordens da Saúde, realizado a 14 de janeiro, na sede da Ordem dos Médicos Veterinários, dedicado ao impacto e à integração da Inteligência Artificial (IA) na prestação de cuidados de saúde.

Ler mais 29 Janeiro, 2026
AtualidadeMedicina dentária

FMD-UCP aposta em realidade virtual na formação

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa (FMD-UCP) passou a integrar simuladores SimToCare no seu modelo de ensino, tornando-se numa das primeiras instituições de ensino superior em Portugal a adotar esta tecnologia de realidade virtual.

Ler mais 27 Janeiro, 2026
Atualidade