Eduardo Anitua, o dentista espanhol mais influente do mundo

Eduardo Anitua, diretor científico da BTI Biotechnology Institute, lidera a lista dos 21 investigadores espanhóis do setor da medicina dentária incluídos na última edição do “Ranking of the World Scientists: World’s Top 2% Scientists”, que reúne os cientistas mais influentes do mundo – tal como informa o Conselho Geral de Dentistas espanhol através de uma nota de imprensa.
A classificação, elaborada pela Universidade de Stanford e publicada pela Elsevier, identifica os investigadores cujos trabalhos foram mais citados durante a sua carreira científica avaliada entre os anos 1996 e 2025 e baseia-se em vários parâmetros que incluem o número de publicações indexadas, consultas recibidas, índice h, coautoria, etc.. Como resultado, criou-se uma base de dados de mais de 200.000 cientistas de primero nível em vários campos do conhecimento, que representam 2% dos investigadores mais relevantes a nível mundial.
Particularmente na área de medicina dentária, identifica 1.971 investigadores de todo o mundo, entre os que estão incluídos 21 espanhóis – mais quatro que na edição prévia do ranking. O primeiro dessa lista é Eduardo Anitua, que ascende à posição número 48 do ranking a nível mundial.
Nesta última versão do ranking também se identificam os investigadores mais influentes no último ano, atendendo ao impacto científico dos trabalhos publicados em 2024. Nesta lista de influência mais recente, Eduardo Anitua ocupa a posição 55 a nível mundial.
Para Eduardo Anitua, “ser reconhecido novamente nesta prestigiada classificação supõe uma honra e um estímulo para continuar a impulsionar a investigação. É muito positivo comprovar que cada vez mais profissionais espanhóis fazem parte deste ranking, o que reforça o valor da medicina dentária espanhola internacionalmente”.
1 Outubro, 2025
Medicina dentáriaPrémios