“O segredo da Utrade está nos seus colaboradores”
Ao longo de 17 anos, a Utrade tem-se destacado como uma referência de resiliência e inovação na medicina dentária em Portugal. Liderada por António Sousa, a empresa aposta na qualidade, na digitalização e no serviço ao cliente para manter a competitividade num mercado estimulante, marcado por desafios e uma forte concorrência. Com planos de expansão e uma visão focada na evolução tecnológica, a Utrade reafirma o seu papel de liderança, impulsionada por uma equipa dedicada e por parcerias estratégicas que prometem moldar o futuro do setor dentário nacional.
A Utrade está no mercado há 17 anos. Que balanço fazem destes anos?
São 17 anos de muita resiliência! Infelizmente, o nosso setor é pouco regulado, pouco inspecionado, comparado com as clínicas dentárias dos nossos clientes. Então, é natural que a competição irregular se traduza em problemas acrescidos, tanto para quem vende como para quem compra. Aliado a isso, julgo que falta uma associação que nos permita unir esforços para regulação do mercado. Mas, ainda assim, num setor tão competitivo, temos conseguido assegurar o que mais nos interessa, que é a questão da confiança com os nossos clientes. Gerir um negócio nem sempre é tarefa fácil, mas creio que o segredo da Utrade está nos seus colaboradores. O sucesso que temos alcançado só é possível porque todos têm o foco no serviço ao cliente. Gostamos do que fazemos e isso tem ajudado a ultrapassar os desafios que este setor vai apresentando, com a paciência e resiliência necessárias para o crescimento que todos pretendemos.
Como é que a empresa tem inovado para se manter competitiva no mercado?
A inovação no setor da saúde é uma constante. Ou acompanhas ou “perdes o comboio”… A Utrade, desde a sua fundação, aposta na qualidade dos dispositivos que promove. Os parceiros que representamos no mercado são a garantia da inovação que pretendemos. Marcas como a Ancar, Vatech, DURR, W&H, Labomed e outras representações nossas, são fabricantes reconhecidos pelo desenvolvimento de dispositivos médicos inovadores e de grande qualidade. Por outro lado, todos os dias tentamos ser competitivos nos serviços que prestamos. Os clientes não compram apenas o que vendemos, eles compram aquilo que podemos fazer por eles. Acreditamos que essa é a diferença para o dentista, quando escolhe comprar dispositivos na empresa A ou B.
Que planos de expansão ou novas parcerias tem a Utrade para o próximo ano?
Com 45 anos de atividade no setor, ainda sou do tempo que era dividir para reinar. O mercado mudou. Num mundo tão dinâmico, o que se pretende é criar sinergias que nos permitam crescer de forma sustentável. Há anos que temos um parceiro preferencial em Lisboa, a empresa AssistênciaPura, que tem uma visão do negócio equivalente à nossa e que, para nós, é um privilégio. É possível que no próximo ano aconteça algo que realmente possa “sacudir” o mercado, mas neste momento ainda é cedo para divulgar informações.
Leia a entrevista completa na DentalPro 185.
29 Outubro, 2025
Entrevistas
