Saúde oral e carreira no SNS “prioridades” para Aguiar-Branco
No âmbito do 34.º Congresso da OMD, realizado na Exponor, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, marcou presença destacando “a necessidade de integrar a medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde” (SNS). Segundo o próprio, “espero que com a minha visita possa fazer a chamada magistratura de influência que permita que essa matéria seja colocada na agenda prioritária” da classe política.
Aguiar-Branco sublinhou ainda a importância de dar “visibilidade” à saúde oral e à “atividade dos médicos-dentistas, porque é realmente importante para o país e, sobretudo, para as pessoas”. A proposta da criação da carreira de médico-dentista no SNS, resultante de uma resolução parlamentar com consenso entre partidos, foi apontada como mobilizadora — o responsável acredita que “cabe aos partidos políticos darem o impulso necessário para a sua concretização”.
A presença institucional nesta edição do Congresso reforça o reconhecimento da medicina dentária enquanto área estratégica de saúde pública, numa altura em que o documento orçamental para 2026 se encontra em fase de discussão no Parlamento.
Imagem: OMD
14 Novembro, 2025
Atualidade
