UMinho promove inovação e interdisciplinaridade na medicina dentária
O encontro, organizado pelo Centro de MicroElectroMechanical Systems (CMEMS), teve como principal objetivo aproximar a prática clínica da investigação e da bioengenharia, promovendo soluções centradas no bem-estar do paciente.
Segundo Filipe Samuel Silva, da comissão organizadora, o público do evento refletiu precisamente essa abordagem multidisciplinar: “A plateia é composta maioritariamente por estudantes e investigadores. É habitual termos participantes de áreas como a física, que estão a desenvolver soluções com aplicação na medicina dentária e na estética”, explicou Filipe Samuel.
Ainda assim, o simpósio foi também aberto a médicos dentistas, cuja presença é considerada essencial. “Gostaríamos que estivesse presente um número ainda maior destes profissionais, uma vez que o seu contributo é fundamental para a aplicação prática das soluções que desenvolvemos.”
Este tipo de iniciativa surge, de acordo com a organização, da convicção de que o desenvolvimento da medicina dentária beneficia de uma forte ligação a áreas complementares. “Organizamos estes simpósios e workshops para sensibilizar os médicos dentistas para a importância de outras áreas no desenvolvimento de soluções dentárias”, sublinhou o investigador.
De forma concreta, o encontro assentou em dois grandes objetivos: por um lado, fomentar a discussão crítica sobre as soluções desenvolvidas — analisando limitações, vantagens e desvantagens — e, por outro, criar um espaço de apresentação de novas propostas e desenvolvimentos tecnológicos.
O artigo na íntegra faz parte da próxima edição da revista DentalPro.
14 Janeiro, 2026
Eventos
