UMinho promove inovação e interdisciplinaridade na medicina dentária

Imagem da notícia: UMinho promove inovação e interdisciplinaridade na medicina dentária

O encontro, organizado pelo Centro de MicroElectroMechanical Systems (CMEMS), teve como principal objetivo aproximar a prática clínica da investigação e da bioengenharia, promovendo soluções centradas no bem-estar do paciente.

Segundo Filipe Samuel Silva, da comissão organizadora, o público do evento refletiu precisamente essa abordagem multidisciplinar: “A plateia é composta maioritariamente por estudantes e investigadores. É habitual termos participantes de áreas como a física, que estão a desenvolver soluções com aplicação na medicina dentária e na estética”, explicou Filipe Samuel.

Ainda assim, o simpósio foi também aberto a médicos dentistas, cuja presença é considerada essencial. “Gostaríamos que estivesse presente um número ainda maior destes profissionais, uma vez que o seu contributo é fundamental para a aplicação prática das soluções que desenvolvemos.” 

Este tipo de iniciativa surge, de acordo com a organização, da convicção de que o desenvolvimento da medicina dentária beneficia de uma forte ligação a áreas complementares. “Organizamos estes simpósios e workshops para sensibilizar os médicos dentistas para a importância de outras áreas no desenvolvimento de soluções dentárias”, sublinhou o investigador. 

De forma concreta, o encontro assentou em dois grandes objetivos: por um lado, fomentar a discussão crítica sobre as soluções desenvolvidas — analisando limitações, vantagens e desvantagens — e, por outro, criar um espaço de apresentação de novas propostas e desenvolvimentos tecnológicos.

O artigo na íntegra faz parte da próxima edição da revista DentalPro.

14 Janeiro, 2026
Eventos

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Intelligent Dentistry 2026 coloca IA no centro da medicina dentária do futuro

Nos dias 1 e 2 de maio de 2026, em Paredes (Porto), o Intelligent Dentistry 2026 reúne profissionais, investigadores e especialistas para debater o impacto da inteligência artificial e das tecnologias digitais na prática clínica da medicina dentária, com um programa científico abrangente e inscrições já abertas.

Ler mais 16 Janeiro, 2026
Eventos