Congresso Internacional da APHTOF realiza-se em Lisboa
Com lugar reservado para o Egas Moniz School of Health and Science, a quarta edição deste congresso promete ser um espaço de “atualização científica e tecnológica”. Organizado uma vez mais pela Associação Portuguesa de Harmonização e Terapêutica Orofacial (APHTOF), o evento está agendado para 22 e 23 de maio, em Lisboa.
Numa entrevista conjunta, Soraya Dieb, presidente do evento, Márcia Costa, presidente da comissão organizadora, e Augusta Silveira, presidente da comissão científica, guiam-nos pelos corredores de um evento que pretende ser “um espaço de reflexão sobre a prática clínica atual e sobre a evolução da harmonização e Terapêutica Orofacial num futuro próximo”.
Quais são as principais novidades desta 4.ª edição em relação às anteriores?
A principal novidade é a transição para o formato de congresso de dois dias, o que permitirá uma abordagem ainda mais aprofundada, científica e prática, integrando workshops e sessões demonstrativas para médicos e médicos dentistas. Apresenta um curso de hands-on, com especial enfoque nas equipas multidisciplinares, dirigido a assistentes e orientados para a capacitação de equipas clínicas mais eficientes. Destaca-se ainda a presença de um painel de palestras dedicadas exclusivamente às principais inovações do setor, apresentadas por laboratórios científicos e empresas nacionais e internacionais, promovendo a atualização científica e tecnológica.
Que temas científicos e clínicos estarão no centro do congresso em 2026?
O programa centra-se em três eixos: medicina regenerativa, inflammaging e bioestimulação, destacando abordagens biológicas do envelhecimento e terapêuticas sustentadas a longo prazo. Inclui ainda uma palestra integrada com a medicina dentária, dedicada à periodontia, reforçando a interdisciplinaridade. O congresso assume-se como espaço de atualização, reflexão crítica e promoção de resultados naturais, seguros e duradouros.
Leia a entrevista completa na DentalPro 188.
18 Março, 2026
EntrevistasEventos
