OMD quer alocar 30% do imposto sobre os refrigerantes à saúde oral

Imagem da notícia: OMD quer alocar 30% do imposto sobre os refrigerantes à saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) vai propor ao Governo que 30% da receita do Imposto Acrescentado sobre as bebidas açucaradas seja destinada a cuidados de saúde oral. 

No discurso da cerimónia de abertura do 29º Congresso da OMD, que decorreu na passada sexta-feira, o bastonário Miguel Pavão defendeu que é preciso “criar uma rubrica específica no Orçamento de Estado para a saúde oral. Assiste aos portugueses o direito de saber quanto é investido em saúde oral. Nessa rubrica deverá ser integrado o valor de 30% do Imposto Acrescentado sobre as bebidas açucaradas”. 

A receita total deste imposto rondará, de acordo com o Orçamento de Estado para este ano, 84,9 milhões de euros, ou seja, 25 milhões de euros seriam alocados à saúde oral e serviriam também “para a reformulação do cheque dentista e estabelecer uma carreira especial para os médicos dentistas que participam no programa ‘Saúde Oral para Todos no SNS’”. Sendo que, sublinha o bastonário da OMD, “é também preciso contemplar os cuidados de saúde oral aos portadores de diabetes e estimular a prevenção e literacia junto dos estratos populacionais socialmente mais desfavorecidos”. 

2 Dezembro, 2020
Atualidade

Notícias relacionadas

Smile.up inaugura Centro de Inovação

A Smile.up inaugura, no próximo dia 2 de setembro, uma unidade técnica especializada em planeamento digital e produção laboratorial que marca uma nova etapa na integração de tecnologia digital na medicina dentária. 

Ler mais 28 Agosto, 2026
Atualidade

Direito de Resposta: APHO responde a comunicado do SMD

A APHO – Associação Portuguesa de Higienistas Orais, a propósito das declarações do presidente do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) publicadas no website da revista DentalPro – no seguimento da reunião de 29 de julho de 2026 com a Direção Executiva do SNS, vem exercer o seu direito de resposta.

Ler mais 26 Agosto, 2026
Atualidade