“A medicina dentária precisa de se continuar a afirmar nos Serviços Públicos”

Imagem da notícia: “A medicina dentária precisa de se continuar a afirmar nos Serviços Públicos”

Esta foi a mensagem que deixou Manuel Nunes, professor e presidente da comissão científica da Associação Portuguesa dos Médicos Dentistas dos Serviços Públicos (APOMED-SP), depois da reunião anual que decorreu a 28 e 29 de outubro, em Lisboa.

Que mensagem gostariam de deixar a todos os médicos dentistas, especialmente aos que desenvolvem a sua atividade no setor público?

A medicina dentária precisa de se continuar a afirmar nos Serviços Públicos, quaisquer que eles sejam. Sem médicos dentistas nunca haverá programas de saúde oral completos. É verdade também que, apesar das miseráveis condições, ilegais mesmo, em vários aspetos, em que o Estado mantém estes profissionais, eles têm feito a diferença, nos locais onde trabalham. São sistematicamente desconsiderados pelos órgãos tutelares que nem sequer os ouvem e ignoram a sua presença nos Serviços, quando há decisões a tomar. O Estado renega a sua autonomia, legalmente consagrada, e não tem em conta a sua especialização profissional. Muito há ainda a fazer para que se atinja o status quo.

Leia a entrevista na íntegra subscrevendo a DentalPro 168.

9 Janeiro, 2023
Entrevistas

Notícias relacionadas

A prevenção como estratégia de crescimento

“Por trás de cada dente está uma pessoa”. Esta frase, criada pelo seu pai, continua a ser, até hoje, o princípio orientador das Dr. Schlotmann Dental Day Clinics. Ao longo dos últimos 10 anos, o grupo de clínicas dentárias manteve elevados padrões de prevenção em seis localizações e alcançou um historial notável. Luca Schlotmann, diretor geral e chief dental officer das Dr. Schlotmann Day Clinics, explica as razões deste sucesso em entrevista. 

Ler mais 2 Outubro, 2026
Conteúdo PatrocinadoEntrevistas