FCP e FMDUP celebram protocolo

Imagem da notícia: FCP e FMDUP celebram protocolo

 

 

Na apresentação oficial para a nova temporada, a equipa de natação do Futebol Clube do Porto (FCP) Dolce Vita deu lugar de destaque ao projecto Saúde Oral na Alta Competição, que une o clube à Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP).

 

O protocolo, que congrega ambas as instituições, foi oficializado a 12 de Novembro e inclui rastreio gratuito de diversas patologias orais, exame radiológico e salivar gratuitos, prioridade na marcação de consultas de medicina dentária na FMDUP e consultas a custos reduzidos e dez por cento de desconto.

 

No auditório da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a médica dentista Marta Resende explicou o programa aos atletas presentes, assim como aos respectivos encarregados de educação, adiantado que “cada atleta vai possuir um cartão de consulta identificando os tratamentos urgentes, as visitas de rotina e as áreas prioritárias de intervenção”.

 

Com a certeza que melhor saúde oral significa melhor performance física, o docente da FMDUP Miguel Clemente traçou o perfil de alguns dos problemas geralmente associados aos nadadores, como a erosão ou despigmentação dentária, decorrente do pH ácido da água das piscinas, ou a desmineralização dos dentes, que advém do consumo frequente de bebidas isotónicas. “Também a dor orofacial deve ser escrutinada, porque pode indiciar alguma patologia ao nível da articulação temporomandibular ou dos músculos da mastigação”, explica o especialista.

 

O responsável pela natação do FCP, Luís Fernandes, não deixou de salientar a importância deste acordo, que comporta “benefícios para a sociedade, para a faculdade e para o FCP”.

22 Dezembro, 2009
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 15 Abril, 2024
Atualidade