Telemedicina dentária assume importância no diagnóstico

Imagem da notícia: Telemedicina dentária assume importância no diagnóstico

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) conclui que o diagnóstico remoto de problemas dentários em crianças, com base em fotografias, constitui um recurso válido no reencaminhamento de casos a exigir intervenção profissional.

Durante a investigação, avaliaram-se fotografias das arcadas dentárias de cada uma das 66 crianças entre os quatro e os seis anos.Cada um dos envolvidos preencheu um questionário ‘online’ baseado na observação das fotos disponibilizadas no sistema MedQuest, desenvolvido pela FMUP.

Assim, à distância, os médicos dentistas identificaram os problemas orais em causa, assim como as crianças a necessitar de tratamento. As mesmas crianças recorreram também a uma consulta dentária tradicional. Na comparação das duas avaliações, o telediagnóstico demonstrou “uma taxa de acerto média de 85 por cento”, revela o estudo.

O médico dentista Rui Amável, do Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde, e Ricardo Cruz Correia, do Serviço de Bioestatística e Informação Médica da FMUP, acreditam que a telemedicina poderá contribuir para o tratamento precoce, assim como poderá contrariar a falta de atendimento médico dentário, beneficiando significativamente os cuidados de saúde oral.

8 Março, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

SMD reune com Conselho Diretivo da INFARMED

No passado dia 21 de fevereiro decorreu uma Reunião Institucional do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) com o Conselho Diretivo da INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. A reunião decorreu na sequência do conhecimento de diversos casos de usurpação de funções.

Ler mais 19 Março, 2025
Atualidade