Sedação consciente com segurança reforçada

Imagem da notícia: Sedação consciente com segurança reforçada

Na sequência do sucesso alcançado na edição de Março, o curso de sedação consciente, organizado pela Malo Clinic Education com o patrocínio da Dentina, irá regressar nos dias 17 e 18 de Setembro.

Leccionado pelos médicos dentistas Ernesto Tocantins e Filipa Maria Roque, o intuito desta formação passa por introduzir a sedação consciente com protóxido de azoto e oxigénio na prática clínica diária. De uma forma simples e intuitiva, a equipa da Malo Clinic Education centra a sua acção na segurança, abordando as técnicas de suporte básico de vida e a necessária monitorização, assim como na utilização prática da sedação em adultos e crianças.

O médico dentista Ernesto Tocantins destaca-se como o principal orador e confessa à DentalPro que “a sedação consciente é uma técnica extremamente segura, já com série de anos de utilização nos EUA e com um registo notável”.O médico acrescenta que “inclusive nos EUA, a sedação consciente usa-se nos consultórios de podologia, na remoção das calosidades”.

Ernesto Tocantins esclarece ainda que “apesar da consciência levemente alterada, o paciente continua a responder, tanto às nossas questões como ao mais ligeiro estímulo”. O procedimento conta, por isso, com um doente cooperante para o seu êxito.

“A lógica é que os pacientes ultrapassem a situação de stress, adquirindo maior consciência do que vão fazer, o que se reverte em mais calma e receptividade”, adianta.

Apesar da grande maioria dos formandos ter chegado com a intenção de administrar a técnica em crianças, “rapidamente compreendem que este é um procedimento que funciona perfeitamente em adultos”, conta o Enesto Tocantins.

Com uma forte componente prática, o curso da Malo Clinic Education aborda as indicações e contra-indicações, técnicas de administração clínica e termina com uma cirurgia em directo com recurso a sedação consciente.

13 Abril, 2010
Atualidade

Notícias relacionadas