Ordens profissionais reunidas para debater futuro da saúde

A Ordem dos Enfermeiros, a Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Médicos Dentistas promovem, a 2 de Junho de 2010, um encontro intitulado “Segurança dos Cuidados de Saúde versus Sustentabilidade do Sistema de Saúde”.

As quatro instituições procuram assim garantir a equidade no acesso aos cuidados de saúde com qualidade, face às medidas de austeridade anunciadas pelo governo.

Marcado para o Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, este evento contará com a presença da ministra da Saúde, Ana Jorge, na sessão de abertura.

As restantes intervenções estarão a cargo dos bastonários das quatro ordens profissionais da saúde, de Magdalena Machalska, ‘Assistant Policy Officer at European Patients’ Fórum’,de Paul de Raeves, ‘General Secretary of the European Federation of Nurses Associations’, e do director-geral da Saúde, Francisco George.

Serão igualmente palestrantes Paulo K. Moreira, ‘Editor in Chief of the Journal of Management and Marketing in Health’, e Adalberto Campos Fernandes, da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa.

Os principais objectivos que norteiam esta organização passam pela identificação das potencialidades e constrangimentos nas respostas organizadas em cuidados de saúde num sistema centrado no cidadão e pelo aprofudar da relação entre sustentabilidade e regulação em saúde.

O papel das ordens profissionais, juntamente com o Ministério da Saúde, para garantir a qualidades dos cuidados prestados, numa altura em que o equilíbrio das finanças públicas implica medidas de restrição para garantir a sustentabilidade do sistema, constitui outro importante foco da discussão.

27 Maio, 2010
Eventos

Notícias relacionadas

SOPIO: IV Meeting realiza-se em maio

Depois de o evento de 2020 ter sido adiado, o encontro dos especialistas em implantologia oral vai acontecer no próximo mês de maio, num formato virtual.

Ler mais 5 Abril, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária