“Dentes de vampiro” com possível origem genética

Imagem da notícia: “Dentes de vampiro” com possível origem genética

Investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto encontraram uma provável explicação genética para a ausência de dentes incisivos laterais superiores (hipodontia), que origina o efeito visual designado por “dentes de vampiro”.

A Universidade do Porto refere que os investigadores do IBMC, em colaboração com a Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário (CESPU) e com cientistas da Universidade do Minho, analisaram 62 pessoas com hipodontia e recolheram dados de 142 familiares em primeiro grau.

Os resultados do estudo, publicados no Journal of Dental Research, “sugerem que, quando um dos progenitores tem aquela condição, a probabilidade de os filhos a virem também a ter é 15 vezes superior à da população em geral”, salienta a instituição.

De acordo com as conclusões do estudo, a transmissão genética depende também de interacções entre genes e entre os genes e o ambiente, sendo que a sua frequência varia de região para região.

Apesar dos desenvolvimentos científicos recentes, as causas da hipodontia, que afecta “mais de 130 mil portugueses”, ainda permanecem desconhecidas.

 

 

 

27 Maio, 2010
Atualidade

Notícias relacionadas

Gum Health Day 2026 alerta para impacto na saúde geral

O Dia Mundial da Saúde das Gengivas (Gum Health Day 2026), assinalado a 12 de maio, marca em 2026 o lançamento de uma nova campanha global que pretende colocar a saúde oral no centro das preocupações com a saúde em geral.

Ler mais 24 Abril, 2026
Atualidade

Medicina Dentária entra em campo nos CNU em Viseu

A saúde oral ganhou protagonismo nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), organizados pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que decorrem em Viseu até esta sexta-feira (24 de abril). Pela primeira vez, a Medicina Dentária Desportiva está integrada diretamente no terreno competitivo, num projeto pioneiro que visa reforçar a prevenção e a resposta a emergências entre atletas universitários.

Ler mais 23 Abril, 2026
Atualidade