Cálcio nos recém-nascidos com impacto na saúde óssea e obesidade

Imagem da notícia: Cálcio nos recém-nascidos com impacto na saúde óssea e obesidade

Receber bastante cálcio nos primeiros dias de vida pode ter um impacto mais profundo do que se pensava sobre a saúde óssea e até mesmo diminuir a propensão para a obesidade, de acordo com um estudo realizado com suínos por investigadores da North Carolina State University, nos EUA.

No estudo, liderado por Chad Stahl, foram acompanhados, desde o nascimento, 24 leitões. Durante 18 dias, os animais foram divididos em dois grupos de 12, mas apenas um deles foi alimentado com altas doses de cálcio, tendo o outro grupo recebido doses baixas deste mineral.

Quando analisaram as células estaminais da medula óssea, os cientistas verificaram que as dos leitões submetidos a uma dieta deficiente em cálcio pareciam ter sido programadas para se tornarem células adiposas, em vez de células precursoras de osso.

De acordo com os cientistas, citados pela EurekAlert, estes dados alertam para o facto de a deficiência de cálcio nos recém-nascidos poder ser determinante para toda a vida, dado que predispõe os animais para terem ossos com mais gordura e menos mineral, facto que os poderá tornar mais propensos à osteoporose e à obesidade na vida adulta.

Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo foi que os suínos com deficiência de cálcio tinham ossos menos fortes e com menor densidade mas os exames de sangue não acusaram nenhuma diferença nos níveis da forma hormonal da vitamina D, que regula a quantidade de cálcio no sangue. Este facto indica, segundo Stahl, que a regulação do cálcio nos recém-nascidos não é dependente da vitamina D.

Pelos dados do estudo, o investigador reforça a importância de os profissionais de saúde mudarem de paradigma e começarem a prevenção contra a osteoporose no início na fase pediátrica.

(Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.)

 

 

6 Julho, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Fotona regressa ao Porto em 2026

II Simpósio Fotona promete mostrar o melhor de ciência, inovação e formação avançada em tecnologia laser. A organização antecipa uma forte adesão e adianta que os bilhetes Early Bird estarão disponíveis em breve.

Ler mais 9 Fevereiro, 2026
Atualidade

FDI 2026: unir a comunidade dentária na histórica Praga

O Congresso Mundial de Medicina Dentária da FDI 2026 (FDIWDC26), coorganizado pela Câmara Dentária Checa, será uma celebração da inovação e liderança na especialidade e mostrará como o papel da medicina dentária evolui na era da inteligência artificial (IA) e da transformação digital.

Ler mais 6 Fevereiro, 2026
Atualidade

APTPD: X Congresso agendado para maio

O calendário da prótese dentária em Portugal já tem um dos seus momentos altos assinalados: o X Congresso da APTPD acontece nos dias 15 e 16 de maio de 2026, no Taguspark, em Lisboa, e promete ser uma edição verdadeiramente especial.

Ler mais 3 Fevereiro, 2026
Atualidade