Cálcio nos recém-nascidos com impacto na saúde óssea e obesidade

Imagem da notícia: Cálcio nos recém-nascidos com impacto na saúde óssea e obesidade

Receber bastante cálcio nos primeiros dias de vida pode ter um impacto mais profundo do que se pensava sobre a saúde óssea e até mesmo diminuir a propensão para a obesidade, de acordo com um estudo realizado com suínos por investigadores da North Carolina State University, nos EUA.

No estudo, liderado por Chad Stahl, foram acompanhados, desde o nascimento, 24 leitões. Durante 18 dias, os animais foram divididos em dois grupos de 12, mas apenas um deles foi alimentado com altas doses de cálcio, tendo o outro grupo recebido doses baixas deste mineral.

Quando analisaram as células estaminais da medula óssea, os cientistas verificaram que as dos leitões submetidos a uma dieta deficiente em cálcio pareciam ter sido programadas para se tornarem células adiposas, em vez de células precursoras de osso.

De acordo com os cientistas, citados pela EurekAlert, estes dados alertam para o facto de a deficiência de cálcio nos recém-nascidos poder ser determinante para toda a vida, dado que predispõe os animais para terem ossos com mais gordura e menos mineral, facto que os poderá tornar mais propensos à osteoporose e à obesidade na vida adulta.

Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo foi que os suínos com deficiência de cálcio tinham ossos menos fortes e com menor densidade mas os exames de sangue não acusaram nenhuma diferença nos níveis da forma hormonal da vitamina D, que regula a quantidade de cálcio no sangue. Este facto indica, segundo Stahl, que a regulação do cálcio nos recém-nascidos não é dependente da vitamina D.

Pelos dados do estudo, o investigador reforça a importância de os profissionais de saúde mudarem de paradigma e começarem a prevenção contra a osteoporose no início na fase pediátrica.

(Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.)

 

 

6 Julho, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

SMDSP apresentou-se à OMD

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas recebeu, a 13 de janeiro, na sede da OMD, o Sindicato dos Médicos Dentistas do Setor Público e Social Português (SMDSP), numa reunião que teve como propósito conhecer a missão e compromisso desta nova organização.

Ler mais 23 Janeiro, 2025
Atualidade

Em memória de António Felino

A OMD recorda o seu contributo para a afirmação da medicina dentária e da profissão em Portugal. O médico dentista António Felino faleceu a 8 de janeiro de 2025.

Ler mais 14 Janeiro, 2025
Atualidade

Parabéns Fátima

Em dia de aniversário, desafiámos a Fátima, editora e jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si.

Ler mais 25 Dezembro, 2024
Atualidade