Cálcio nos recém-nascidos com impacto na saúde óssea e obesidade

Imagem da notícia: Cálcio nos recém-nascidos com impacto na saúde óssea e obesidade

Receber bastante cálcio nos primeiros dias de vida pode ter um impacto mais profundo do que se pensava sobre a saúde óssea e até mesmo diminuir a propensão para a obesidade, de acordo com um estudo realizado com suínos por investigadores da North Carolina State University, nos EUA.

No estudo, liderado por Chad Stahl, foram acompanhados, desde o nascimento, 24 leitões. Durante 18 dias, os animais foram divididos em dois grupos de 12, mas apenas um deles foi alimentado com altas doses de cálcio, tendo o outro grupo recebido doses baixas deste mineral.

Quando analisaram as células estaminais da medula óssea, os cientistas verificaram que as dos leitões submetidos a uma dieta deficiente em cálcio pareciam ter sido programadas para se tornarem células adiposas, em vez de células precursoras de osso.

De acordo com os cientistas, citados pela EurekAlert, estes dados alertam para o facto de a deficiência de cálcio nos recém-nascidos poder ser determinante para toda a vida, dado que predispõe os animais para terem ossos com mais gordura e menos mineral, facto que os poderá tornar mais propensos à osteoporose e à obesidade na vida adulta.

Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo foi que os suínos com deficiência de cálcio tinham ossos menos fortes e com menor densidade mas os exames de sangue não acusaram nenhuma diferença nos níveis da forma hormonal da vitamina D, que regula a quantidade de cálcio no sangue. Este facto indica, segundo Stahl, que a regulação do cálcio nos recém-nascidos não é dependente da vitamina D.

Pelos dados do estudo, o investigador reforça a importância de os profissionais de saúde mudarem de paradigma e começarem a prevenção contra a osteoporose no início na fase pediátrica.

(Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.)

 

 

6 Julho, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Miguel Pavão renova título de Bastonário da OMD

A eleição ao Conselho Geral, Conselho Deontológico e de Disciplina e Conselho de Supervisão, apenas foram a sufrágio listas únicas, listas essas encabeçadas respetivamente por Miguel Pavão, João Aquino e por Manuel Fontes de Carvalho e Teresa Alves Canadas. A eleição decorreu entre 6 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Ler mais 12 Junho, 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio, 2024
Atualidade