Escovar os dentes previne ataque cardíaco

Imagem da notícia: Escovar os dentes previne ataque cardíaco

Segundo os investigadores da Universidade Columbia (UC), nos Estados Unidos da América, escovar os dentes regularmente poderá reduzir o risco de uma pessoa sofrer derrames ou ataques do coração, uma vez que descobriram que as pessoas que sofrem de problemas gengivais são mais propensas a desenvolver aterosclerose.

O estudo revelou que as pessoas que tinham um nível mais alto da bactéria que causa problemas na gengiva, também apresentavam a artéria carótida mais espessa. A correlação entre os dois problemas resulta do facto de a bactéria movimentar-se no corpo por via da corrente sanguínea, estimulando o sistema imunológico e originando inflamações que resultam no entupimento das artérias.

“Cuidar da saúde bucal pode ter um impacto importante na saúde cardiovascular”, apontou o pesquisador Moïse Desvarieux, da UC. De acordo com o estudo, escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta de dentes com fluor é determinante.

23 Março, 2012
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Em memória de António Felino

A OMD recorda o seu contributo para a afirmação da medicina dentária e da profissão em Portugal. O médico dentista António Felino faleceu a 8 de janeiro de 2025.

Ler mais 14 Janeiro, 2025
Atualidade

Parabéns Fátima

Em dia de aniversário, desafiámos a Fátima, editora e jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si.

Ler mais 25 Dezembro, 2024
Atualidade

Boas Festas!

A equipa da DentalPro deseja a todos os leitores um feliz natal e que 2025 seja um ano próspero, repleto de alegrias profissionais e pessoais. Esperamos poder continuar a contar consigo para juntos fazermos crescer a DentalPro.

Ler mais 20 Dezembro, 2024
Atualidade