Diabetes mal controlada expõe três vezes mais à periodontite

Imagem da notícia: Diabetes mal controlada expõe três vezes mais à periodontite

Os diabéticos mal controlados estão três vezes mais expostos à periodontite, sendo que estas duas doenças combinadas aumentam para o triplo o risco por mortalidade cardio-renal, noticia o Europapress, citando, respetivamente, um estudo da National Health and Nutrition Survey, realizado nos EUA, e o especialista Héctor Casanovas, membro da Sociedade Espanhola de Periodontia e Osseointegração.

A periodontite leva a uma “resposta inflamatória exacerbada” face às bactérias presentes nas gengivas, acabando estas por “destruir o tecido que suporta os dentes”, sublinha Casanovas, explicando ainda que as doenças das gengivas nos diabéticos estão associadas a um pior controlo do nível de açúcar.

20 Dezembro, 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade