Portuguesa lidera descoberta importante no Alzheimer

Imagem da notícia: Portuguesa lidera descoberta importante no Alzheimer

O futuro desenvolvimento de medicamentos pode agora contar com uma nova descoberta: uma variante de um gene que aumenta o risco de doença de Alzheimer.

O estudo incidiu sobre cerca 1092 doentes de Alzheimer e um grupo de controlo composto por 1107 elementos saudáveis.

Em declarações à agência Lusa, a líder desta equipa internacional, Rita Guerreiro, explica que encontraram “um gene em particular, bastante interessante para a doença, uma variante que estava significantemente aumentada no grupo de doenças de Alzheimer em relação ao grupo de controlo.

A variante é a R47H que aparece em cerca de dois por cento dos doentes com Alzheimer e em cerca de 0,5 por cento de pessoas sem a doença”, acrescenta a cientista portuguesa.

Rita Guerreiro considera esta descoberta “uma das mais influentes dos últimos 20 anos… a qual vai permitir estudar novos genes, novas proteínas e novas moléculas que vão interagir com este gene”, e sublinha a sua importância para o desenvolvimento de fármacos e terapias no combate à doença de Alzheimer.

4 Janeiro, 2013