Portuguesa lidera descoberta importante no Alzheimer

Imagem da notícia: Portuguesa lidera descoberta importante no Alzheimer

O futuro desenvolvimento de medicamentos pode agora contar com uma nova descoberta: uma variante de um gene que aumenta o risco de doença de Alzheimer.

O estudo incidiu sobre cerca 1092 doentes de Alzheimer e um grupo de controlo composto por 1107 elementos saudáveis.

Em declarações à agência Lusa, a líder desta equipa internacional, Rita Guerreiro, explica que encontraram “um gene em particular, bastante interessante para a doença, uma variante que estava significantemente aumentada no grupo de doenças de Alzheimer em relação ao grupo de controlo.

A variante é a R47H que aparece em cerca de dois por cento dos doentes com Alzheimer e em cerca de 0,5 por cento de pessoas sem a doença”, acrescenta a cientista portuguesa.

Rita Guerreiro considera esta descoberta “uma das mais influentes dos últimos 20 anos… a qual vai permitir estudar novos genes, novas proteínas e novas moléculas que vão interagir com este gene”, e sublinha a sua importância para o desenvolvimento de fármacos e terapias no combate à doença de Alzheimer.

4 Janeiro, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes leva debate sobre saúde oral a Matosinhos

Após o sucesso do lançamento do livro no Grémio Literário de Lisboa, a médica dentista Ana Sofia Lopes vai estar em Matosinhos, no próximo dia 13 de dezembro, para dar continuidade à discussão sobre “Saúde Oral para todos”.

Ler mais 12 Dezembro, 2024
Atualidade

Declaração de Bangkok reforça compromisso com a saúde oral

A publicação da Declaração de Bangkok, que decorreu entre 26 e 29 de novembro, na capital da Tailândia, representa mais um passo significativo em direção ao objetivo de incluir a saúde oral na agenda das doenças não transmissíveis (DNT) e nos programas de cobertura universal de saúde. A OMD marcou presença através de Miguel Pavão.

Ler mais 11 Dezembro, 2024
Atualidade