Café poderá evitar morte por cancro da boca

Imagem da notícia: Café poderá evitar morte por cancro da boca

Um relatório publicado em dezembro no American Journal of Epidemiology afirma que beber café está associado a um risco reduzido de morte por cancro bucal.

Os cientistas estudaram 968.432 homens e mulheres saudáveis desde 1982. Todos os questionários sobre saúde e hábitos alimentares foram completos, incluindo a quantidade de consumo de café desde o início do estudo. Vinte e seis anos depois, 868 pessoas morreram de cancro da boca ou garganta.

Após o ajuste para o tabagismo, consumo de álcool e outros fatores, os investigadores descobriram que o risco de morte por cancro da boca ou garganta foi 26 por cento menor entre aqueles que beberam uma chávena de café por dia, 33 por cento menor entre aqueles que beberam de duas a três chávenas por dia, e 50 por cento menor entre aqueles que beberam de quatro a seis chávenas por dia, em comparação com aqueles que não beberam café com cafeína.

Os autores afirmam que não puderam distinguir se os que bebem café apresentam menos probabilidade de desenvolver cancro bucal ou de garganta ou se possuem maior probabilidade de sobreviver à doença. A autora principal, Janet S. Hildebrand, da Sociedade Nacional de Cancro, afirma que o mecanismo não era claro, mas que o café contém compostos que podem ter efeitos anticancerígenos.

 

10 Janeiro, 2013
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Duarte Marques é o novo presidente da SPEMD

Duarte Marques, professor de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), foi eleito Presidente da SPEMD, Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, para o próximo mandato, que terá início em 2022.

Ler mais 18 Janeiro, 2022
Atualidade

Ivoclar apresenta nova imagem

O Grupo Ivoclar está a consolidar a sua mudança para uma era moderna e ainda mais orientada para o cliente com um novo logótipo e uma identidade visual que foi reduzida ao essencial. Através de comunicado a empresa explica a decisão e refere alguns dos pontos essenciais desta mudança.

Ler mais 14 Janeiro, 2022
AtualidadeMateriais e equipamentos