Chicletes combatem as cáries?

Imagem da notícia: Chicletes combatem as cáries?

Um estudo publicado no mês de janeiro revela que mascar pastilha elástica pode ser uma medida de prevenção viável contra cáries. Deve-se ao facto de o ato de mascar em si e não por estas “chicletes” conterem pouco açúcar.

Publicado no The jornal of the American Dental Association, juntou 691 adultos norte-americanos recrutados em clínicas de norte a sul do país. Segundo o ‘site’ P3, o teste realizou-se em dois grupos.

A um foi dado xilitol, substância adoçante usada nas chicletes sem açúcar para combater as cáries. Ao segundo, um placebo de aspeto e cor semelhantes.

Ao fim de três anos verificou-se que o grupo do xilitol melhorou, como também o do placebo, que comprova que independentemente da chiclete, é a saliva o principal responsável pelo afastamento de ácidos nocivos, isto é, a produção de saliva durante o mascar é fundamental.

James Bader, professor na Universidade da Carolina do Norte e um dos autores do estudo, sublinha que “este feito convém ser reproduzido em pastilhas elásticas sem açúcar”.

17 Janeiro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas