Coroas dentárias mais resistentes e económicas criadas em Portugal

Imagem da notícia: Coroas dentárias mais resistentes e económicas criadas em Portugal

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) criou um material diferente para fabrico de coroas dentárias. Trata-se de um material mais resistente e barato do que os utilizados atualmente. De acordo com os investigadores, o material poderá vir a ter várias outras aplicações.

Os especialistas acreditam que o segredo desta solução mais avançada e económica está nos ingredientes usados e na forma como são processados. O material vitrocerâmico agora desenvolvido tem menos componentes e resulta do tratamento térmico apurado.

De acordo com José Maria Ferreira, responsável pelo Grupo de Processamento de Materiais Avançados do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, o material vitrocerâmico desenvolvimento pela UA é “mais barato, por ser mais simples de fabricar” e “tem um desempenho superior” ao material que hoje em dia é usado para a produção de coroas dentárias.

Para já a equipa prefere manter o processamento do material no segredo do laboratório. No entanto fica a promessa de que, no futuro, esta alternativa poderá vir a ter outras aplicações para além das coroas dentárias.

4 Fevereiro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas