Risco acrescido para mulheres que tomam suplementos de cálcio

Imagem da notícia: Risco acrescido para mulheres que tomam suplementos de cálcio

Mulheres que tomam suplementos alimentares de cálcio em excesso apresentam mais riscos de contraírem doenças cardiovasculares.

Os investigadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, analisaram dados de mais de 61 mil mulheres inscritas num estudo sobre mamografias. Dessa população, 12 mil morreram por doenças cardiovasculares.

Estes investigadores, no âmbito de um novo estudo, apuraram que as mulheres que tomam 1400 miligramas de cálcio por dia têm duas vezes mais hipóteses de contraírem um ataque cardíaco ou outra doença do mesmo género, relativamente às que ingerem 600 a 999 ou não tomam nenhum outro suplemento. As que consumem menos de 600 miligramas também apresentaram riscos acrescidos.

Os investigadores afirmam que é preciso especial atenção quanto ao aumento da ingestão de cálcio, já que não há uma relação causa/efeito entre os suplementos de cálcio e o risco de morte cardiovascular, apenas uma relação.

22 Fevereiro, 2013