Risco acrescido para mulheres que tomam suplementos de cálcio

Imagem da notícia: Risco acrescido para mulheres que tomam suplementos de cálcio

Mulheres que tomam suplementos alimentares de cálcio em excesso apresentam mais riscos de contraírem doenças cardiovasculares.

Os investigadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, analisaram dados de mais de 61 mil mulheres inscritas num estudo sobre mamografias. Dessa população, 12 mil morreram por doenças cardiovasculares.

Estes investigadores, no âmbito de um novo estudo, apuraram que as mulheres que tomam 1400 miligramas de cálcio por dia têm duas vezes mais hipóteses de contraírem um ataque cardíaco ou outra doença do mesmo género, relativamente às que ingerem 600 a 999 ou não tomam nenhum outro suplemento. As que consumem menos de 600 miligramas também apresentaram riscos acrescidos.

Os investigadores afirmam que é preciso especial atenção quanto ao aumento da ingestão de cálcio, já que não há uma relação causa/efeito entre os suplementos de cálcio e o risco de morte cardiovascular, apenas uma relação.

22 Fevereiro, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes leva debate sobre saúde oral a Matosinhos

Após o sucesso do lançamento do livro no Grémio Literário de Lisboa, a médica dentista Ana Sofia Lopes vai estar em Matosinhos, no próximo dia 13 de dezembro, para dar continuidade à discussão sobre “Saúde Oral para todos”.

Ler mais 12 Dezembro, 2024
Atualidade

Declaração de Bangkok reforça compromisso com a saúde oral

A publicação da Declaração de Bangkok, que decorreu entre 26 e 29 de novembro, na capital da Tailândia, representa mais um passo significativo em direção ao objetivo de incluir a saúde oral na agenda das doenças não transmissíveis (DNT) e nos programas de cobertura universal de saúde. A OMD marcou presença através de Miguel Pavão.

Ler mais 11 Dezembro, 2024
Atualidade