Cientistas criam capacete contra tabaco e depressão

Imagem da notícia: Cientistas criam capacete contra tabaco e depressão

Dois cientistas israelitas criaram um capacete que emite ondas magnéticas para o cérebro e que tem efeitos significativos no combate a transtornos como a depressão e o vício do tabaco.

O capacete, desenvolvido pelo neurocientista Abraham Zangen e pelo físico Yiftach Roth, emite ondas magnéticas em alta frequência para regiões mais profundas no cérebro, que até hoje podiam ser acedidas só com intervenções cirúrgicas ou choques eléctricos.

De acordo com Yiftach Roth, o sistema denominado por Estimulação Transcraniana Magnética Profunda pode ser eficaz no tratamento de um leque “muito amplo” de problemas, como a doença de Parkinson, distúrbio bipolar, doença de Alzheimer, autismo, distúrbio obsessivo-compulsivo, dependência de drogas e alcoolismo.

A ideia de desenvolver o sistema surgiu em 2000. Segundo Abraham Zanger, chefe do laboratório de Neurociência da Universidade Ben Gurion, para cada problema é criado um capacete diferente, “adaptado para transmitir as ondas magnéticas para as áreas relevantes do cérebro”.

O psiquiatra Hilik Lewkovitz, do hospital psiquiátrico Shalvata, no qual o sistema já está a ser usado, afirmou que “o número de pacientes que reagiram de maneira positiva a esse tratamento é significativo”.

1 Março, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março, 2024
Atualidade

SMD encontra Comissão Executiva da FNAM

Na reunião, realizada a 5 de março, foram acordadas diversas estratégias de ação, de forma a convergir numa luta benéfica para as duas classes profissionais representadas.

Ler mais 15 Março, 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março, 2024
Atualidade