Dentes decíduos podem ser fonte vantajosa de células estaminais

Imagem da notícia: Dentes decíduos podem ser fonte vantajosa de células estaminais

Embora ainda não haja um consenso, a ciência vislumbra um grande potencial terapêutico no material obtido a partir da primeira dentição

Quando a ciência começou a falar sobre as células estaminais, as aplicações terapêuticas ainda eram uma incógnita. Passadas mais de três décadas, o debate ético, religioso e científico continua em aberto, mas alguns avanços são visiveis. O material, que antes era extraído do cordão umbilical e das células embrionárias (a fonte mais polêmica), agora pode ser obtido a partir dos dentes de leite.

“As células mesenquimais são aquelas que se derivam em qualquer tecido do organismo, mas são apenas 1% das células do cordão, que têm na sua maioria células hematopoiéticas, que depois originam células sanguíneas. Por isso, descobrir uma fonte abundante e de fácil acesso é muito importante, porque elas podem ser usadas em qualquer doença que não as sanguíneas”, explica Adriana Homem, diretora médica do Banco de Cordão Umbilical (BCU) do Brasil e coordenadora do centro de pesquisa da instituição.

21 Agosto, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

BEGO realiza webinar sobre Fotografia em Medicina Dentária

A BEGO vai realizar, no próximo dia 6 de outubro, um webinar sobre “introdução à arte na fotografia em medicina dentária”. O evento virtual vai contar com a presença de Bruno Seabra, médico dentista português e fotógrafo profissional.

Ler mais 22 Setembro, 2021
AtualidadeEventosFormaçãoMedicina dentária

IDS 2021 decorre de 22 a 25 de setembro

O International Dental Show (IDS) 2021, está de volta pela 39ª vez, a partir de hoje 22 de setembro, e até 25 de setembro (sábado) em formato híbrido. O evento caracteriza-se pelo novo posicionamento para a indústria dentária internacional: desempenhar um papel fundamental no reinício bem-sucedido do mercado.

Ler mais 22 Setembro, 2021
AtualidadeEventos

Conselho Diretivo da OMD reúne no Algarve

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) vai realizar a sua reunião mensal (de outubro) no Algarve. “A OMD espera assim aproximar a classe que atua no Algarve, promovendo a partilha e o convívio”.

Ler mais 21 Setembro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária