Dentes decíduos podem ser fonte vantajosa de células estaminais

Imagem da notícia: Dentes decíduos podem ser fonte vantajosa de células estaminais

Embora ainda não haja um consenso, a ciência vislumbra um grande potencial terapêutico no material obtido a partir da primeira dentição

Quando a ciência começou a falar sobre as células estaminais, as aplicações terapêuticas ainda eram uma incógnita. Passadas mais de três décadas, o debate ético, religioso e científico continua em aberto, mas alguns avanços são visiveis. O material, que antes era extraído do cordão umbilical e das células embrionárias (a fonte mais polêmica), agora pode ser obtido a partir dos dentes de leite.

“As células mesenquimais são aquelas que se derivam em qualquer tecido do organismo, mas são apenas 1% das células do cordão, que têm na sua maioria células hematopoiéticas, que depois originam células sanguíneas. Por isso, descobrir uma fonte abundante e de fácil acesso é muito importante, porque elas podem ser usadas em qualquer doença que não as sanguíneas”, explica Adriana Homem, diretora médica do Banco de Cordão Umbilical (BCU) do Brasil e coordenadora do centro de pesquisa da instituição.

21 Agosto, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Nova direção assume liderança da SPPI

A Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI) iniciou um novo ciclo institucional com a tomada de posse de novos órgãos sociais, agora liderados por Honorato Vidal.

Ler mais 11 Março, 2026
Atualidade

Miguel Pavão: a “saúde oral não é um detalhe”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, considera que a eleição do novo Presidente da República reforça a estabilidade institucional, mas alerta que o país continua à espera de reformas estruturais na saúde oral e no sistema de saúde.

Ler mais 10 Março, 2026
Atualidade