Imunidade bacteriana dentária ajuda a combater cancro

Imagem da notícia: Imunidade bacteriana dentária ajuda a combater cancro

O estudo, da Universidade de Buffalo, EUA, revela que em 399 pacientes com cancro da cabeça e pescoço (como o carcinoma de células escamosas) a cárie dentária era 32 % menos comum que nos restantes 221 indivíduos, devido à imunidade “Th1” que a bactéria bucal emana.

Os investigadores ponderam que combater este tipo de bactérias pode causar mais efeitos nocivos do que benignos no paciente.

16 Setembro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade