João Aquino, da FMDUL, em entrevista

Imagem da notícia: João Aquino, da FMDUL, em entrevista

Diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) desde 2009, João Aquino não hesita em afirmar que a formação que a faculdade que dirige tem sofrido grandes evoluções desde o seu nascimento.

“A grande viragem aconteceu quando passámos a ter em conta o conceito de equipa de saúde oral. Há que considerar o médico dentista, o higienista oral, o técnico de prótese dentária e o assistente dentário, que contribuem para esta área como uma equipa e proporcionar que entre os mesmos se gere aquele espírito tão importante que é o espírito de equipa.”

Com o processo de Bolonha, o curso de Medicina Dentária tem atualmente a duração de cinco anos, corespondendo ao mestrado integrado.

“Temos também formação em higiene oral, que corresponde a uma licenciatura de três anos de duração, e em prótese dentária, também uma licenciatura de três anos”.

Em relação ao ensino pós-graduado, o responsável enumerou-nos as especializações em Endodontia, Implantologia, Odontopediatria, Ortodontia, Periodontologia e Prostodontia. Mais, a FMDUL integra ainda os doutoramentos em Medicina Dentária e Ciências e Tecnologias da Saúde.

“Além destas formações, lecionamos ainda o curso de assistente dentário, que tem a duração de três anos e que dá equivalência ao 12º ano”.

A procura nesta área de formação é, nas palavras de João Aquino, muito grande e o modelo educativo tem sido elogiado tanto a nível nacional como internacional.

“É raro encontrar-se numa mesma estrutura física uma oferta tão aprofundada e diversificada. Na verdade, damos formação desde o nono ano de escolaridade, muito procurada por jovens que desejam ser assistentes dentários, até ao grau de mestre e doutor”.

Relativamente à procura também muito se poderá dizer.

“Temos cerca de 70 novos alunos por ano em Medicina Dentária, aproximadamente, cerca de 40 que desejam prosseguir o curso de higiene oral e 30 que seguem prótese dentária”.

Leia a reportagem na íntegra na DentalPro 69.

 

17 Setembro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas