Cáries podem ser prevenidas com chiclete

Imagem da notícia: Cáries podem ser prevenidas com chiclete

A pastilha elástica sem açúcar pode ajudar na prevenção de cáries, segundo uma associação de saúde oral norte-americana.

A Associação Americana de Odontologia constatou que mascar uma pastilha elástica durante 20 minutos após as refeições pode ser uma opção viável para a evitar a cárie.

É através de uma maior produção de saliva, estimulada pela mastigação da chiclete, que se eliminam os ácidos que entretanto estão alojados na boca após a alimentação.

Desta forma evita-se a decomposição do esmalte e assim as condições ideais para o surgimento das cáries, segundo noticia o ‘site’ Diário Digital.

Ainda, esta quantidade extra de saliva contém mais cálcio e fosfato, que fortalecem o esmalte dentário.

A pastilha elástica com açúcar produz o mesmo efeito só que também aumenta a quantidade de ácido presente dentro da boca.

Mesmo defendendo o uso deste alimento, segundo as normas da Food and Drugs Administration, a Associação salienta que ainda se carece de estudos para sustentar a ideia, daí que este hábito não passe de uma recomendação.

11 Dezembro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade