Tratamento dentário sem dor

Imagem da notícia: Tratamento dentário sem dor

Investigadores londrinos desenvolveram uma técnica de enchimento livre de dor para o paciente, que permite também ao dente autorreparar-se sem perfurações ou injeções.

Segundo os cientistas do King’s College London, este novo método, Electrically Accelerated and Enhanced Remineralisation, acelera a ação natural do cálcio e dos minerais de fosfato no dente danificado.

No caso da cárie dentária, usam-se perfurações para tratar esta doença, ao passo que depois enche-se a cavidade oral com amálgama ou resina. A nova técnica assenta em dois passos: prepara a área danificada do esmalte para depois usar uma pequena corrente elétrica, que força os minerais a exercer a função reparadora.

O professor Nigel Pitts, docente desta instituição, disse que “atualmente não se trata de forma adequada a cárie dentária. Quando se trata o dente com enchimento, o mesmo entra num ciclo que envolve perfuração e reenchimento a cada reparação mal executada. Não só o nosso serviço (de médicos dentistas) é o de cuidar do paciente e dos seus dentes, mas também o de encontrar os tratamentos mais de encontro à relação preço/eficiência”.

A técnica não pode ser utilizada em cáries com estado avançado. O tratamento poderá estar disponível em três anos, promovido pela empresa escocesa Reminova.

Os médicos portugueses já se pronunciaram sobre o assunto.

“Todos nós, médicos dentistas e doentes, gostaríamos de não usar a broca e de ter outro tipo de processos mais suaves que pudessem reparar os dentes”, disse Orlando Monteiro da Silva, atual bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

Completa que “parece ser um estudo que avança na direção correta e estou certo que daqui a algum tempo será possível ter, nos consultórios, métodos ainda mais suaves e mais fáceis, com conforto para os profissionais e para os doentes. Estou certo de que Portugal estará na linha da frente da aplicação deste tipo de técnica”, concluiu em comunicado.

18 Junho, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas