Boa dentição acompanha os centenários

Imagem da notícia: Boa dentição acompanha os centenários

Um estudo revelou que os centenários conseguem manter mais dentes naturais que os idosos mais “jovens”.

A investigação, publicada no Journal of the American Geriatrics Society, revelou que menos de metade das pessoas que nasceram no ano 1900 e atingiram os 65 a 74 anos já não tinham a arcádia dentária.

Comparativamente aos indivíduos que nasceram no mesmo ano mas passaram a marca dos 100 anos, só 37 por cento é que não tinham dentes. Ainda, os netos dos centenários gozam da mesma boa dentição.

O motivo prende-se pela “negligência” da terceira idade relativamente aos problemas orais, visto que não tomam em muita consideração as cáries ou periodontites. Quando sofrem destas doenças não vão ao dentista.

Ainda, devido às alterações da saliva, por influência da idade, medicação e falta de destreza nos movimentos (não conseguem lavar os dentes sozinhos), os idosos apresentam as condições necessárias para um tratamento dentário negligente. O mesmo se aplica a quem tem placa dentária.

Especialistas recomendam a visita regular ao dentista, independentemente da idade.

24 Julho, 2014
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Conheça os laureados da EFP em 2024

O Prémio Eminência em Periodontologia da European Federation of Periodontology (EFP) 2024 foi conferido a Anton Sculean, presidente do Comité de Projetos da EFP e presidente do congresso EuroPerio11, que decorre em 2025 em Viena.

Ler mais 7 Outubro, 2024
Atualidade

SMD nas comemorações dos 45 anos do SNS

João Neto, em representação do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), marcou presença nas comemorações dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), cerimónia que decorreu a 15 de setembro, em Lisboa.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade

Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde quer preservar SNS

No âmbito dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, da qual faz parte o Conselho de Jovens Médicos Dentistas da OMD – coordenado por Tiago Nascimento Borges, apresentou 10 medidas que refletem as aspirações dos jovens.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade