Oclusão postural, com Helder Monteiro

Imagem da notícia: Oclusão postural, com Helder Monteiro

Helder Monteiro, especialista em oclusão postural, alerta que “uma boa escovagem dos dentes pode ser a prevenção de uma escoliose”.

Cita Bernard Bricot, um ortopedista francês que é considerado o pai da Posturologia. Foi um dos “mestres” de Helder Monteiro e uma das pessoas que o influenciou a enveredar por esta área.

Falámos com ele e ficámos a saber mais sobre a nova abordagem, diagnóstico e tratamento em Medicina Dentária. Trata-se de um método multidisciplinar, muito procurado por desportistas de alta competição.

“Em primeiro lugar, temos que perceber de que forma é que a boca interfere no corpo, no sistema tónico postural ou na saúde geral. Depois do diagnóstico, há que aplicar a terapêutica adequada. No caso de atletas profissionais, pretende-se sobretudo melhorar a sua condição física. Neste grupo não devemos apenas contentar-nos em resolver a questão das dores, deveremos contribuir também para a sua ‘performance’ desportiva” , afirmou o nosso entrevistado.

Leia toda a entrevista na DentalPro 79, aqui.

6 Agosto, 2014
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Cada prótese carrega não apenas técnica, mas também paixão”

Com quase três décadas dedicadas à prótese dentária, Sónia Almeida é um nome que se confunde com a paixão pela arte e precisão deste ofício. Em 2018, decidiu dar vida a um sonho antigo e fundou o Laboratório Talentos Inquestionáveis, um espaço que alia tecnologia de ponta, estética e sensibilidade artesanal.

Ler mais 21 Janeiro, 2026
EntrevistasPrótese