“Existe relação entre a boca, o corpo e a saúde em geral”

Imagem da notícia: “Existe relação entre a boca, o corpo e a saúde em geral”

Helder Monteiro fala-nos da importância de os cursos de Medicina Dentária em Portugal incluírem outras disciplinas nos programas de formação.

“Em primeiro lugar, há que reconhecer de que forma é que a boca interfere no corpo, no sistema tónico postural ou na saúde geral do indivíduo. A Medicina Dentária tem que investigar e perceber que existe relação. Existindo relação, tem que se transmitir conhecimentos de outras especialidades aos futuros alunos, nomeadamente sobre o sistema musculo-esquelético. Tudo isto tem que ser lecionado nos cursos base. E, depois, devem ser promovidos cursos de especialização (mestrados e doutoramentos) que tenham em linha de conta todas estas relações. Por exemplo, muitas crianças que fazem tratamentos de ortodontia ficam com escolioses, segundo Bernard Bricot. Porquê? Porque interferimos com o sistema tónico postural. Falta saber como. Temos que, possivelmente, deixar a técnica do arco reto e usar outra biomecânica oclusal, para ter em conta a ortodontia baseada na articulação temporomandibular. O que acontece na área da ortodontia tem que ser estudado e debatido a nível mundial, não só a nível europeu”.

Toda a entrevista na DentalPro 79.

 

27 Agosto, 2014
Entrevistas

Notícias relacionadas

Nasceu o laboratório Pedro Estadão Dental Studio

Pedro Chora Estadão abraçou, no início do ano, a responsabilidade técnica dos laboratórios Labimplant e Marum-Tecnidente do grupo Instituto de Implantologia. No entanto, a situação gerada pela pandemia de Covid-19 alterou os seus planos, terminando assim a sua ligação a João Caramês e encetando um novo desafio profissional: a criação do seu próprio laboratório, o Pedro Estadão Dental Studio.

Ler mais 2 Setembro, 2020
EntrevistasPrótese dentária