“Existe relação entre a boca, o corpo e a saúde em geral”

Imagem da notícia: “Existe relação entre a boca, o corpo e a saúde em geral”

Helder Monteiro fala-nos da importância de os cursos de Medicina Dentária em Portugal incluírem outras disciplinas nos programas de formação.

“Em primeiro lugar, há que reconhecer de que forma é que a boca interfere no corpo, no sistema tónico postural ou na saúde geral do indivíduo. A Medicina Dentária tem que investigar e perceber que existe relação. Existindo relação, tem que se transmitir conhecimentos de outras especialidades aos futuros alunos, nomeadamente sobre o sistema musculo-esquelético. Tudo isto tem que ser lecionado nos cursos base. E, depois, devem ser promovidos cursos de especialização (mestrados e doutoramentos) que tenham em linha de conta todas estas relações. Por exemplo, muitas crianças que fazem tratamentos de ortodontia ficam com escolioses, segundo Bernard Bricot. Porquê? Porque interferimos com o sistema tónico postural. Falta saber como. Temos que, possivelmente, deixar a técnica do arco reto e usar outra biomecânica oclusal, para ter em conta a ortodontia baseada na articulação temporomandibular. O que acontece na área da ortodontia tem que ser estudado e debatido a nível mundial, não só a nível europeu”.

Toda a entrevista na DentalPro 79.

 

27 Agosto, 2014
Entrevistas

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

“O objetivo é fazer uma academia próxima das pessoas”

A Raquel Zita Dental Clinic é um espaço multifuncional, que reúne num só local várias valências - entre elas - a Follow the Red Academy, num novo ponto de encontro entre dedicação, diferenciação, profissionalismo, proximidade e oportunidades.

Ler mais 13 Maio, 2024
Entrevistas