Medicina Dentária aplicada ao desporto

Imagem da notícia: Medicina Dentária aplicada ao desporto

Helder Monteiro, especialista em oclusão postural, explicou-nos que “não é possível ter um ótimo rendimento desportivo sem uma boa saúde oral”.

DentalPro: Dedica-se sobretudo à disfunção da articulação temporomandibular na sua vertente postural e, dentro desta área, trabalha com muitos desportistas. Como é que uma má oclusão pode influenciar o rendimento de um atleta?

Helder Monteiro: Na minha opinião, não é possível obter um ótimo rendimento desportivo sem se ter uma boa saúde oral. Todo o sistema estomatognático deve estar em equilíbrio. E, na boca, temos diferentes níveis. A área da inflamação já está discutida para trás na história. O corpo humano lida muito mal com as infeções. Não podemos ter um abcesso dentário num desportista de alta competição. Não podemos consentir um desequilíbrio do sistema tónico postural provocado por esta situação. Numa pessoa que não precise de praticar desporto, poderá não ter qualquer influência. Mas, o mesmo desequilíbrio num atleta pode provocar alguns transtornos. É necessário ter em conta a especificidade do atleta para intervir ao nível da oclusão. Melhorar toda a envolvência da boca, incluindo a sua cinemática mandibular. Podemos ainda intervir a nível da boca, para melhorar todo o sistema propriocetivo. Há que fazer o diagnóstico, perceber o que queremos para aquele atleta e melhorá-lo, se possível. Não deveremos contentar-nos em resolver apenas a questão da dor, devemos aprimorar também a ‘performance’ desportiva.

Leia a entrevista na íntegra na DentalPro 79, aqui.

8 Setembro, 2014
Entrevistas

Notícias relacionadas

Nasceu o laboratório Pedro Estadão Dental Studio

Pedro Chora Estadão abraçou, no início do ano, a responsabilidade técnica dos laboratórios Labimplant e Marum-Tecnidente do grupo Instituto de Implantologia. No entanto, a situação gerada pela pandemia de Covid-19 alterou os seus planos, terminando assim a sua ligação a João Caramês e encetando um novo desafio profissional: a criação do seu próprio laboratório, o Pedro Estadão Dental Studio.

Ler mais 2 Setembro, 2020
EntrevistasPrótese dentária