PIPCO abrangeu quase 2.500 pessoas no ano passado

Imagem da notícia: PIPCO abrangeu quase 2.500 pessoas no ano passado

Entre março e dezembro do ano passado, 2.412 pessoas receberam um cheque de diagnóstico ao abrigo do Projeto de Intervenção Precoce do Cancro Oral (PIPCO). Na sequência destas consultas foram emitidos ainda 320 cheques biópsia, havendo 14 casos positivos.

Para Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), “a implementação do programa está a permitir salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Quando há uma intervenção precoce não só é possível curar o doente como garantir qualidade de vida. O número de biópsias positivas chegou aos 5%, o que está em linha com as estimativas para a prevalência do cancro oral na população portuguesa”.

O bastonário da OMD refere que “este ano espera-se que o número de pessoas abrangidas pelo cheque de diagnóstico suba para 5 mil, mas para isso é preciso garantir que o programa está a funcionar em pleno, já que neste primeiro ano registaram-se alguns problemas informáticos que condicionaram a sua aplicação”.

O cancro oral é dos cancros com maior taxa de mortalidade em Portugal, essencialmente devido à sua deteção tardia, porque quando tratado precocemente é possível curar os doentes.

 

 

2 Março, 2015
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Um viva ao Hugo

O designer da DentalPro celebra hoje o seu aniversário. Muitos parabéns Hugo, um dia super feliz!

Ler mais 7 Maio, 2024
Atualidade

BIAL reforça conselho de administração

A BIAL, empresa biofarmacêutica, anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do conselho de administração da fresenius e chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu conselho de administração.

Ler mais 1 Maio, 2024
Atualidade

Candidaturas à OMD podem ser submetidas até 1 de maio

Está a decorrer o processo eleitoral para os órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). Os médicos dentistas podem apresentar as suas candidaturas até ao dia 1 de maio de 2024, sendo que as eleições irão decorrer nos dias 6, 7 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Ler mais 26 Abril, 2024
Atualidade