PIPCO abrangeu quase 2.500 pessoas no ano passado

Imagem da notícia: PIPCO abrangeu quase 2.500 pessoas no ano passado

Entre março e dezembro do ano passado, 2.412 pessoas receberam um cheque de diagnóstico ao abrigo do Projeto de Intervenção Precoce do Cancro Oral (PIPCO). Na sequência destas consultas foram emitidos ainda 320 cheques biópsia, havendo 14 casos positivos.

Para Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), “a implementação do programa está a permitir salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Quando há uma intervenção precoce não só é possível curar o doente como garantir qualidade de vida. O número de biópsias positivas chegou aos 5%, o que está em linha com as estimativas para a prevalência do cancro oral na população portuguesa”.

O bastonário da OMD refere que “este ano espera-se que o número de pessoas abrangidas pelo cheque de diagnóstico suba para 5 mil, mas para isso é preciso garantir que o programa está a funcionar em pleno, já que neste primeiro ano registaram-se alguns problemas informáticos que condicionaram a sua aplicação”.

O cancro oral é dos cancros com maior taxa de mortalidade em Portugal, essencialmente devido à sua deteção tardia, porque quando tratado precocemente é possível curar os doentes.

 

 

2 Março, 2015
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março, 2024
Atualidade

SMD encontra Comissão Executiva da FNAM

Na reunião, realizada a 5 de março, foram acordadas diversas estratégias de ação, de forma a convergir numa luta benéfica para as duas classes profissionais representadas.

Ler mais 15 Março, 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março, 2024
Atualidade