PIPCO abrangeu quase 2.500 pessoas no ano passado

Imagem da notícia: PIPCO abrangeu quase 2.500 pessoas no ano passado

Entre março e dezembro do ano passado, 2.412 pessoas receberam um cheque de diagnóstico ao abrigo do Projeto de Intervenção Precoce do Cancro Oral (PIPCO). Na sequência destas consultas foram emitidos ainda 320 cheques biópsia, havendo 14 casos positivos.

Para Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), “a implementação do programa está a permitir salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Quando há uma intervenção precoce não só é possível curar o doente como garantir qualidade de vida. O número de biópsias positivas chegou aos 5%, o que está em linha com as estimativas para a prevalência do cancro oral na população portuguesa”.

O bastonário da OMD refere que “este ano espera-se que o número de pessoas abrangidas pelo cheque de diagnóstico suba para 5 mil, mas para isso é preciso garantir que o programa está a funcionar em pleno, já que neste primeiro ano registaram-se alguns problemas informáticos que condicionaram a sua aplicação”.

O cancro oral é dos cancros com maior taxa de mortalidade em Portugal, essencialmente devido à sua deteção tardia, porque quando tratado precocemente é possível curar os doentes.

 

 

2 Março, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Estudo da UC conclui que a diabetes dificulta o tratamento de infeções dentárias

Um estudo realizado por uma equipa do Instituto de Endodontia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) conclui que a diabetes dificulta a cicatrização das infeções ósseas dos maxilares de origem dentária, devido à alteração do processo de formação de novos vasos sanguíneos e consequente deficiência de irrigação sanguínea.

Ler mais 20 Setembro, 2021
AtualidadeMedicina dentária

ANEMD conquista prémio da FDI

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD) venceu a categoria de “Atividade Mais Original” do Dia Mundial da Saúde Oral 2021, um troféu atribuído pela FDI – World Dental Federation.

Ler mais 17 Setembro, 2021
AtualidadeEventos