“A FMDUL começou a funcionar em 1977”

Imagem da notícia: “A FMDUL começou a funcionar em 1977”

António de Vasconcelos Tavares contou-nos, em entrevista, a história da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL).

“O decreto-lei criador desta instituição – o número 272 e o primeiro em Portugal – surgiu a 6 de junho de 1975. Depois de formada a comissão instaladora, a então Escola de Medicina Dentária de Lisboa começou a funcionar em pleno em 1977, com 16 alunos e 13 professores fundadores, incluindo eu, que abracei o projeto a convite do professor e amigo Armando Simões dos Santos. Deu-se um passo importantíssimo no ensino da medicina dentária em Portugal, um passo que, mesmo assim, veio com 140 anos de atraso em relação à primeira universidade da área do mundo, criada nos EUA, em 1840. Depois desta impulsão, começaram a aparecer no início do século XX outras faculdades de medicina dentária pela Europa. Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária teve um papel louvável neste sentido, pois foi graças a ela que se foi evoluindo razoavelmente neste domínio no nosso país”.

Leia a entrevista completa na DentalPro 88!

16 Junho, 2015
Entrevistas


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

“Ir ao médico dentista pode ser uma viagem super divertida!”

Catarina Magalhães é médica dentista e escreveu recentemente o seu primeiro livro. Dirigido especialmente às crianças, mas também aos seus pais e cuidadores, este livro “mostra como é a experiência da primeira consulta e dá a conhecer um consultório dentário em detalhe”.

Ler mais 17 Agosto, 2022
AtualidadeEntrevistasEventos

“São duas paixões e, envolvendo elas amor, exigem tudo de nós”

As paixões que Catarina Reis refere são a medicina dentária e o polo aquático. Médica dentista desde 2018 e praticante de polo aquático há cerca de 10 anos, garante-nos que “estar apaixonado pelo que se faz dá-nos a certeza de que estamos a ser os melhores”.

Ler mais 29 Julho, 2022
EntrevistasMedicina dentária