OMD publica carta aberta aos candidatos ao Parlamento

Imagem da notícia: OMD publica carta aberta aos candidatos ao Parlamento

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) publica este sábado em alguns dos principais jornais nacionais uma carta aberta aos candidatos a deputados à Assembleia da República a alertar para a reiterada ausência de soluções de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde e para a dificuldade da população, sobretudo da mais desfavorecida, em aceder a cuidados de saúde oral.

Numa altura em que se começam a debater os programas eleitorais dos partidos políticos candidatos às eleições legislativas deste outono, a OMD manifesta total disponibilidade para encontrar soluções que corrijam os problemas atuais.

A carta sublinha que o Serviço Nacional de Saúde quando foi criado, em 1979, deixou de fora a saúde oral e, até hoje, nunca foi implementada, por nenhum governo, uma solução integrada que garanta consultas de medicina dentária a todos os portugueses.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, que assina a carta, sublinha que existe “uma visão, profundamente errada, que separa a saúde oral da saúde no seu todo e acarreta enormes custos para os indivíduos, mas também para o Estado. Nomeadamente em termos de saúde pública, absentismo laboral e escolar, afetação das funções da mastigação, fala, autoestima, interação social, estética, de entre muitas outras que realizamos através da boca, dentes, maxilares e estruturas anexas. É de há muito referenciada pela Organização Mundial da Saúde a relação entre a saúde oral e a saúde em geral. Particularmente entre a cárie dentária, a doença periodontal (das gengivas) e as doenças crónicas, como diabetes, doenças cérebro vasculares, doenças respiratórias e cancro”.

24 Julho, 2015

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use