OMD publica carta aberta aos candidatos ao Parlamento

Imagem da notícia: OMD publica carta aberta aos candidatos ao Parlamento

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) publica este sábado em alguns dos principais jornais nacionais uma carta aberta aos candidatos a deputados à Assembleia da República a alertar para a reiterada ausência de soluções de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde e para a dificuldade da população, sobretudo da mais desfavorecida, em aceder a cuidados de saúde oral.

Numa altura em que se começam a debater os programas eleitorais dos partidos políticos candidatos às eleições legislativas deste outono, a OMD manifesta total disponibilidade para encontrar soluções que corrijam os problemas atuais.

A carta sublinha que o Serviço Nacional de Saúde quando foi criado, em 1979, deixou de fora a saúde oral e, até hoje, nunca foi implementada, por nenhum governo, uma solução integrada que garanta consultas de medicina dentária a todos os portugueses.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, que assina a carta, sublinha que existe “uma visão, profundamente errada, que separa a saúde oral da saúde no seu todo e acarreta enormes custos para os indivíduos, mas também para o Estado. Nomeadamente em termos de saúde pública, absentismo laboral e escolar, afetação das funções da mastigação, fala, autoestima, interação social, estética, de entre muitas outras que realizamos através da boca, dentes, maxilares e estruturas anexas. É de há muito referenciada pela Organização Mundial da Saúde a relação entre a saúde oral e a saúde em geral. Particularmente entre a cárie dentária, a doença periodontal (das gengivas) e as doenças crónicas, como diabetes, doenças cérebro vasculares, doenças respiratórias e cancro”.

24 Julho, 2015
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Align Technology apresenta portfólio digital no SEDA

A Align esteve presente na 6ª edição do Congresso SEDA, que ocorreu por ocasião do Dia Mundial do Ortodontista, onde apresentou as suas mais recentes inovações aos médicos ortodontistas certificados Invisalign.

Ler mais 14 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária

IDS 2021: o regresso do otimismo ao setor dentário

Mais de 23 mil visitantes de 144 países percorreram os espaços da Feira Internacional de Colónia entre 22 e 25 de setembro. A IDS 2021 fica ainda marcada pelo formato híbrido com a realização da IDSconnect. A indústria espera agora um desenvolvimento positivo nos próximos meses.

Ler mais 13 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária