OMD aplaude entrada em vigor do novo regime jurídico da publicidade em saúde

Imagem da notícia: OMD aplaude entrada em vigor do novo regime jurídico da publicidade em saúde

O decreto-lei que estabelece o regime jurídico a que devem obedecer as práticas de publicidade em saúde já foi publicado em Diário da República e entra em vigor a 1 de novembro. O documento estabelece o regime jurídico das práticas de publicidade em saúde e os princípios gerais a que estas devem obedecer e enuncia as práticas consideradas enganosas neste âmbito.

Passam a ser proibidas quaisquer práticas enganosas que descrevam o ato ou serviço como “grátis”, “gratuito”, “sem encargos”, ou “com desconto” ou “promoção”, ou que de algum modo pretendam promover um ato ou serviço diferente do publicitado. Ficam também proibidas as práticas de publicidade em saúde que sejam suscetíveis de induzir em erro o utente quanto às características principais do ato ou serviço, designadamente através de menções de natureza técnica e científica sem suporte de evidência. É também passível de coima, a publicitação de expressões de inovação ou de pioneirismo sem prévia avaliação das entidades com competência no setor. E ainda as práticas que se refiram falsamente a demonstrações ou garantias de cura ou de resultados sem afeitos adversos ou secundários. Com a entrada em vigor do decreto-lei, passa ainda a ser ilegal a publicitação de atos e serviços de saúde como prémio, brinde ou condição de prémio, ou similares, no âmbito de concursos, sorteios ou outras modalidades ou certames afins.

O novo regime da publicidade em saúde foi elaborado com base nas propostas de um grupo de trabalho, em que participou a Ordem dos Médicos Dentistas, que analisou em detalhe o regime dos atos de publicidade praticados pelos prestadores de cuidados de saúde.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, explica que “há muito que alertámos para a situação de desregulação da publicidade em saúde que, como reconhece o decreto-lei agora aprovado, é um setor que pelo impacto que tem na sociedade e nos indivíduos, pela assimetria de informação que se reconhece em todas as relações prestador-utente e até pelo impacto económico que representa, justifica intervenções legislativas que protejam o interesse comum, os direitos e interesses legítimos dos doentes, bem como a sã concorrência entre os prestadores de cuidados de saúde. Este decreto-lei vem reconhecer que até agora a saúde estava desregulada a este propósito”. O bastonário da OMD lembra que “têm sido denunciados às autoridades dezenas de casos na área da saúde oral, casos que a partir de agora serão considerados publicidade enganosa e passíveis de coimas. Na medicina dentária, as queixas mais recorrentes referem-se à publicitação de serviços gratuitos, rastreios e check-ups utilizados para induzir tratamentos desnecessários aos doentes, a publicitação de cartões com descontos, garantias vitalícias e, entre outros, concursos e cartões para a compra de tratamentos em sites de compras em grupo”.

A nova legislação prevê coimas que começam nos 250 euros e podem ultrapassar os 44 mil euros. Caberá à Entidade Reguladora da Saúde a fiscalização, instrução de processos e decisão de aplicação de coima e sanções acessórias para os infratores.

 

14 Outubro, 2015
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

João Caramês eleito Presidente da EACim

Reconhecido pela sua vasta experiência e liderança no campo da implantologia cerâmica, o diretor da FMDUL assume a presidência com o propósito de impulsionar a excelência científica e a inovação tecnológica no setor, reforçando o papel da EACim como uma referência internacional no desenvolvimento e aplicação de implantes cerâmicos.

Ler mais 7 Novembro, 2024
Atualidade

ULS Santo António recebe visita do SMD

O Sindicato dos Médicos Dentistas alerta que na ULS Santo António, a USF Amanhecer têm um gabinete de Medicina Dentária pronto a ser utilizado desde o início do ano, mas não são realizadas consultas, uma vez que "não foi salvaguardada a contratação de um Médico Dentista".

Ler mais 28 Outubro, 2024
Atualidade

João Malta Barbosa integra corpo docente da Universidade de NYU

A partir deste mês de outubro fará parte da equipa de professores do “Advanced Clinical Fellowship” em “Operative and Digital Dentistry”, um programa de formação pós-graduada avançada com a duração de um ano, dedicado ao ensino e incorporação na prática clínica das últimas tecnologias.

Ler mais 22 Outubro, 2024
Atualidade