OMD apoia INFARMED no combate à comercialização ilegal de medicamentos

Imagem da notícia: OMD apoia INFARMED no combate à comercialização ilegal de medicamentos

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) é uma das entidades que em Portugal apoia o INFARMED no projeto europeu Fakeshare, de combate à venda ilegal de medicamentos em plataformas eletrónicas.

No âmbito deste projeto, a OMD participa ativamente, desde 30 de setembro, na promoção da campanha “Medicamentos online: sabe realmente o que está a comprar?”, associando-se à divulgação do vídeo que alerta os consumidores para os riscos do comércio online de medicamentos ilegais.

O vídeo mostra várias situações em que os consumidores, ao recorrerem à internet, podem estar a comprar medicamentos falseados, correndo sérios riscos de saúde. O maior perigo das vendas de medicamentos online é a dificuldade em distinguir um produto verdadeiro de um falseado.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, considera que “combater a comercialização de fármacos falsificados é uma prioridade global e que todos os profissionais de saúde têm um papel importante no aconselhamento e alerta dos seus pacientes para os perigos que a compra de medicamentos online pode representar para a sua saúde”.

O INFARMED avisa que a “venda de medicamentos pela internet atrai cada vez mais as redes criminosas que visam o lucro com a venda de medicamentos falsificados. Esta atividade tem vindo a multiplicar-se e disseminar-se de ano para ano pondo em risco um número cada vez maior de consumidores do espaço europeu”.

30 Outubro, 2015