Universidade de Groningen “estuda” prevenção de infeções

Imagem da notícia: Universidade de Groningen “estuda” prevenção de infeções

A Universidade de Groningen, na Holanda, está a desenvolver dentes artificiais concebidos via impressora 3D, capazes de eliminar bactérias. Trata-se de uma resina anti micróbios, feita à base de sais de amónio antibacteriano com outras resinas dentárias ditas “standard”.

Este composto é posteriormente enrijecido via luz ultravioleta e colocado numa impressora 3D, que realiza os processos necessários para criar dentes artificiais, que têm a capacidade de repelir bactérias, como também “matar” quaisquer agentes infeciosos.

Os investigadores testaram o método com uma mistura de saliva, que continha Streptococcus mutans, responsável por perda dentária, num destes dentes artificiais e constataram que foram eliminadas até 99% das colónias desta bactéria.

No entanto, o material ainda tem de ser aprimorado, pois elimina igualmente as bactérias benignas na boca humana, pelo que mais testes se seguirão no futuro.

11 Novembro, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

BEGO realiza webinar sobre Fotografia em Medicina Dentária

A BEGO vai realizar, no próximo dia 6 de outubro, um webinar sobre “introdução à arte na fotografia em medicina dentária”. O evento virtual vai contar com a presença de Bruno Seabra, médico dentista português e fotógrafo profissional.

Ler mais 22 Setembro, 2021
AtualidadeEventosFormaçãoMedicina dentária

IDS 2021 decorre de 22 a 25 de setembro

O International Dental Show (IDS) 2021, está de volta pela 39ª vez, a partir de hoje 22 de setembro, e até 25 de setembro (sábado) em formato híbrido. O evento caracteriza-se pelo novo posicionamento para a indústria dentária internacional: desempenhar um papel fundamental no reinício bem-sucedido do mercado.

Ler mais 22 Setembro, 2021
AtualidadeEventos

Conselho Diretivo da OMD reúne no Algarve

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) vai realizar a sua reunião mensal (de outubro) no Algarve. “A OMD espera assim aproximar a classe que atua no Algarve, promovendo a partilha e o convívio”.

Ler mais 21 Setembro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária