Fraca higiene oral pode aumentar risco de cancro no pâncreas

Imagem da notícia: Fraca higiene oral pode aumentar risco de cancro no pâncreas

Investigadores do Perlmutter Cancer Center, Nova Iorque, apresentaram os resultados de um estudo que liga a periodontite ao risco acrescido de cancro no pâncreas.

Jiyoung Ahn, coautora do estudo, explicou à imprensa que “o nosso estudo oferece a primeira evidência direta de algumas mudanças do microbioma oral, tal como ocorre em idades avançadas, tabagistas e no histórico familiar, no risco acrescido de cancro no pâncreas”.

Cerca de 361 adultos submeteram-se a serem analisados para o estudo da investigação, com compreendo também dados dos mesmos de há 10 anos, recolhidos pelo Instituto Nacional do Cancro dos Estados Unidos da América, onde ainda não tinham sido diagnosticados com a doença.

Comparou-se os resultados com os de 371 voluntários saudáveis, da mesma idade, etnia e sexo, e constatou-se que a bactéria oral “porphyromonas gingivalis” estava presente com maior incidência nos pacientes que contraíram cancro, uma probabilidade de 59 por cento, como também a “aggregatibacter actinomycetemcomitans”, neste caso com uma incidência de 50 por cento.

Os investigadores alertam para cuidados orais acrescidos, não só para diminuir o risco de cancro pancreático mas também melhorar a qualidade de vida em geral.

26 Abril, 2016
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Smile.up chega a Fafe

A Smile.up inaugurou a nova clínica dentária com a prioridade em “democratizar” o “acesso à saúde dentária”. A nova unidade disponibiliza “horários alargados, equipamento de vanguarda e especialistas de várias áreas da medicina dentária”.

Ler mais 2 Dezembro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária

“A minha carreira académica não existiria sem a S.I.N.”

Escreveu capítulos de livros, publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. A consolidada parceria com a S.I.N. é já um best-seller no seu currículo. A DentalPro conversou com Fernando Hayashi, o profissional que “gosta de contar histórias” e que “não tem medo das doenças”.

Ler mais 1 Dezembro, 2021
AtualidadeEntrevistasMedicina dentáriaRevista

Fernando Duarte recebe Master em Laser Dentistry

O Diretor Clínico da Clitrofa é o primeiro médico dentista português a finalizar o Master em Laser Dentistry pela prestigiada Laser & Health Academy sediada em Ljubljana – Eslovénia.

Ler mais 30 Novembro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária