Aveiro recebeu 1º Encontro Nacional de Medicina Dentária no SNS

Imagem da notícia: Aveiro recebeu 1º Encontro Nacional de Medicina Dentária no SNS

A cidade de Aveiro acolheu a 8 de julho o 1º Encontro Nacional de Medicina Dentária no SNS (Serviço Nacional de Saúde), um evento promovido por José Frias Bulhosa, médico dentista no ACES Baixo Vouga e membro do Conselho Deontológico e de Disciplina da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

O encontro teve o intuito de promover uma dicussão e análise “das condições de trabalho, formas de acesso por parte dos utentes, interligação entre os diferentes níveis de cuidados e partilha de experiências organizativas”.

Segundo o portal Just News, a reunião teve ainda como objetivo “estruturar uma Carta de Princípios da Medicina Dentária no SNS que possa guiar as novas orientações a que a DGS está incumbida de apresentar até finais de julho”.

José Frias Bulhosa considera ser muito importante “a identificação e a discussão do que está bem e do que necessita ser melhorado”, de forma a evitar que os projectos-piloto recentemente anunciados para as ARS de Alentejo e de LVT (Despacho n.º 8591-B/2016 – DR n.º 125/2016, 1º Suplemento, Série II de 2016-07-01) “não sejam uma ampliação dos problemas já sinalizados noutras consultas de Medicina Dentária existentes nos CSP”.

A sessão de abertura contou também com a intervenção de Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, que sublinhou o facto de a medicina dentária ter “um importante papel na promoção da Saúde Oral e não apenas no tratamento”.

Relativamente ao novo Despacho, que prevê a entrada de 13 médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde, afirmou “que vai ser um passo muito importante para que os profissionais otimizem as suas condições de trabalho”.

 

 

12 Julho, 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade