Taxa de utilização do cheque dentista é de 83% nos primeiros 9 meses do ano

Imagem da notícia: Taxa de utilização do cheque dentista é de 83% nos primeiros 9 meses do ano

Entre janeiro e final de setembro, mais de 227 mil pessoas utilizaram o cheque-dentista, o que representa uma taxa de utilização de 83%, valor superior aos 76% verificados no ano passado. Dos mais de 385 mil cheques-dentista emitidos este ano já foram utilizados perto de 320 mil. A taxa de utilização mais alta, 92%, regista-se no grupo das crianças de 7, 10 e 13 anos. Nos primeiros nove meses do ano, mais de 121 mil crianças com 7, 10 e 13 anos tiveram acesso ao programa, tendo sido realizadas mais de 222 mil consultas. As crianças que aos 13 anos beneficiaram do programa, e apenas estas, têm a possibilidade de voltar a utilizar cheques dentistas aos 16 e aos 18 anos.

É um alargamento recente e limitado que faz com que as taxas de utilização nestes dois grupos sejam inferiores à média dos outros grupos. Nos jovens com 16 anos, cujo alargamento do cheque dentista começou há dois anos, a taxa de utilização está nos 38%, tendo ainda assim já sido utilizados mais de 8 mil cheques-dentista. Já para os jovens com 18 anos, o programa começou a ser implementado este ano, tendo sido utilizados 726 cheques-dentista para uma taxa de utilização de 43%.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, explica que “nestes dois casos, de jovens de 16 e 18 anos, há ainda outra condicionante, que é o facto de, em ambos os grupos, os cheques terem de ser emitidos pelos Centros de Saúde, a pedido do interessado ou por iniciativa do médico de família, e como este alargamento do programa a estes dois grupos etários tem sido pouco divulgado, ainda são poucos os utilizadores”.

O bastonário da OMD salienta ainda “a faixa etária dos seis anos, que também apresenta uma taxa de utilização baixa, de 56%, mas neste caso é apenas porque há cheques que são emitidos pelos médicos de família para intervenções que não fazem parte do programa e, assim não podem ser usados. No terreno, esta faixa etária está a utilizar o cheque-dentista normalmente e dentro do expectável”.

Saiba mais aqui.

11 Novembro, 2016
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Laboratório Juliana André celebra um ano “de mudança de instalações”

A 1 de outubro o Laboratório de Prótese Dentária Juliana André assinalou um ano desde a inauguração das novas instalações, na Rua Padre António Vieira 226, em Valongo. Um ano depois o balanço é “muito positivo”. Conversámos com Juliana André que nos contou mais sobre esta mudança e as novidades que se avizinham.

Ler mais 27 Outubro, 2021
AtualidadePrótese dentária

Iniciativa da Mundo A Sorrir distinguida pelo Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário 2021

O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2021 distinguiu a iniciativa RITE - Programa de Reabilitação Individual para o Trabalho e Emprego, promovida pela Mundo A Sorrir. O programa visa contribuir para a melhoria da saúde oral de desempregados que se encontram integrados em projetos de empregabilidade desenvolvidos na Área Metropolitana do Porto.

Ler mais 26 Outubro, 2021
AtualidadeMedicina dentária