Aprender A Ser Saudável, da Mundo a Sorrir, com impacto nas escolas

Imagem da notícia: Aprender A Ser Saudável, da Mundo a Sorrir, com impacto nas escolas

O Projeto Aprender A Ser Saudável, da ONGD Mundo A Sorrir, contribuiu para a diminuição da placa bacteriana na cavidade oral em mais de 68% dos alunos das escolas parceiras que participaram pela primeira vez no projeto. A diminuição de placa bacteriana nestas crianças rondou os 38%.

No total, a iniciativa envolveu 5.466 alunos e 269 professores de 67 escolas de seis municípios do país: Cascais, Cinfães, Paços de Ferreira, Porto, Penafiel e Sertã, no ano letivo de 2015-2016. Os profissionais de saúde oral realizaram a escovagem diária acompanhada e efetuaram 215 ações de sensibilização nas escolas abrangidas e mais de 3.701 controlos de placa bacteriana. No total foram distribuídas cerca de 11.000 escovas de dentes.

Com vários anos de atuação nas escolas do 1º Ciclo, o projeto Aprender A Ser Saudável vai implementar ainda este mês a escovagem dentária diária e ações de sensibilização na área da saúde oral nos jardins-de-infância do distrito do Porto. A iniciativa vai abranger cinco infantários, num total de 632 crianças.

De forte cariz preventivo e educacional, o projeto Aprender A Ser Saudável, foi criado em 2010, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, para implementar a escovagem dentária diária, após as refeições, nas escolas do 1ºciclo do Ensino Básico, com a supervisão do professor. Desde o seu início, já beneficiaram do projeto 12191 crianças de 85 escolas.

Com o aproximar do novo ano letivo, o projeto ambiciona alargar a sua área de intervenção a outros públicos-alvo e escolas do país e contribuir, cada vez mais, para a melhoria da saúde oral das crianças. Atualmente, o projeto está presente em várias escolas dos municípios do Porto, de Cinfães e de Cascais.

7 Dezembro, 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade